NOS vai plantar uma árvore por cada compra dos utilizadores

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS, uma das principais operadoras de telecomunicações em Portugal, anunciou a quarta edição da sua iniciativa ecológica, "1 compra = 1 árvore”. Entre os dias 16 a 22 de outubro, por cada produto ou serviço adquirido nas lojas físicas e online da NOS, a empresa compromete-se a plantar uma árvore.

O objetivo principal desta campanha é compensar as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) produzidas pela utilização anual dos principais produtos de telecomunicações vendidos pela empresa, incluindo smartphones, televisões, boxes e routers. Desde o seu início em 2022, a iniciativa já resultou na promessa de plantação de 38 401 árvores, com mais de 26 mil já firmemente enraizadas no solo.

nos

Estas foram angariadas durante as duas edições do ano passado e já encontraram o seu lugar em várias zonas florestais no centro e norte de Portugal, em áreas que a NOS selecionou para um projeto de reflorestação em curso.

O impacto ambiental da iniciativa da NOS

Até à data, a campanha "1 compra = 1 árvore" da NOS já permitiu a reflorestação de uma área equivalente a 16 hectares. Este esforço contribuiu para o sequestro de aproximadamente 2 142 toneladas de CO2, com a gestão destas árvores garantida por um período mínimo de 30 anos. As árvores prometidas nesta última edição serão adicionadas às 11 551 já contabilizadas no primeiro semestre deste ano, reforçando o compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade ambiental.

Além de contribuir para um ambiente mais verde e saudável, a NOS está também a promover a economia circular. Uma campanha paralela de recolha de capas de telemóvel usadas está em vigor em várias lojas da NOS, incentivando os clientes a reciclar. Cada capa usada entregue vale 2,5 € na compra de uma nova, incentivando os consumidores a manter os materiais em uso e fora dos aterros.

Compromisso com a Sustentabilidade e Redução da Pegada de Carbono

Como resultado destes esforços concentrados, a empresa conseguiu reduzir as emissões de GEE resultantes das suas operações em 59% em 2022, em comparação com o ano anterior. A campanha "1 compra = 1 árvore" é uma maneira pela qual a NOS está ativamente a contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas n.º 15. Além disso, alinha-se com o princípio n.º 8 da UN Global Compact, que incentiva as empresas a empreender iniciativas que promovam a responsabilidade ambiental.

Para mais informações sobre esta iniciativa, consulta: https://www.nos.pt/arvore.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.