NOS, MEO ou Vodafone: quem tem a internet móvel mais rápida em Portugal?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Em 2023, a NOS distinguiu-se como a operadora com a melhor Internet móvel em Portugal. Isto de acordo com um estudo detalhado da nPerf, empresa francesa especializada na medição de ligações à Internet.

Ao longo de 2023, foram realizados mais de 26 mil testes de ligação de Internet móvel no país através da aplicação nPerf. A NOS, com uma velocidade de download média de 194 Mb/s, revelou-se a operadora mais rápida em Portugal.

nperf
Ligações de internet móvel em Portugal. Fonte: nperf

A classificação de "excelente" foi atribuída a velocidades de download superiores a 25 Mb/s. Este é um patamar facilmente superado pela NOS, como atividades como streaming de vídeo em 4K sem interrupções. Além disso, a NOS alcançou a melhor latência em Portugal, com 29 milissegundos.

No que toca à velocidade de upload, fundamental para o envio rápido de conteúdo para a Internet, a NOS destacou-se igualmente com 27 Mb/s. Em paralelo, nos testes de streaming, a NOS proporcionou a melhor experiência de visualização de vídeos no YouTube em Portugal, com uma pontuação de 87%.

NOS também ultrapassa MEO e Vodafone no 5G

A NOS e a Vodafone foram identificadas como as principais provedoras de navegação na web em Portugal. Conseguiram pontuações que refletem tempos de carregamento de página rápidos e eficientes, fundamentais para uma boa experiência de navegação. No âmbito do 5G, os clientes da NOS desfrutaram da maior velocidade média de download nesta tecnologia, atingindo os 352 Mb/s.

nperf
Ligações de internet móvel em Portugal com 5G. Fonte: nperf

Estes números também mostram a qualidade das redes móveis portuguesas em relação a países como Alemanha, Reino Unido e Espanha. A velocidade média de download móvel em Portugal situa-se nos 139 Mb/s e supera significativamente as médias destes países.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.