NOS leva Inteligência Artificial generativa para o atendimento ao cliente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS acaba de lançar um chatbot assente em Inteligência Artificial (IA) Generativa, que pretende dar um passo significativo na forma como as empresas do setor interagem com os seus clientes. Este assistente virtual, disponível 24 horas por dia no Fórum NOS, promete transformar a experiência de atendimento ao cliente, com interações mais fluidas e humanizadas.

O grande destaque deste chatbot é a sua capacidade de manter uma conversa natural e dinâmica. Segundo a operadora, é muito semelhante à interação que teríamos com um ser humano. Ao contrário dos assistentes virtuais tradicionais, que muitas vezes seguem guiões pré-definidos e podem parecer robóticos, este assistente da NOS utiliza IA generativa. Dessa forma, pode compreender e responder às questões dos clientes de forma mais orgânica.

nos

Jorge Graça, Chief Technology Officer da NOS, expressou o seu entusiasmo com esta inovação: "A inteligência artificial generativa já não é uma coisa do futuro, mas algo que faz parte do nosso trabalho diário. Queremos continuar a incentivar o trabalho das nossas equipas para encontrarmos novas aplicações que nos ajudem a melhorar ou simplificar o dia a dia das pessoas.”

Parceria com a DareData Engineering e compromisso com da NOS com a inovação

A implementação deste assistente virtual não foi uma tarefa simples. A NOS colaborou com a DareData Engineering, reconhecida como a empresa portuguesa de inteligência artificial com maior crescimento.

A NOS foi a terceira empresa que mais investiu em investigação e desenvolvimento em Portugal em 2021. Além disso, ocupou o quarto lugar no número de pedidos de patentes submetidos. A empresa tem feito por explorar novas tecnologias, como a IA Generativa e a Ciência de Dados, para desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades dos seus clientes.

Apesar de já estar operacional no Fórum NOS, este assistente virtual encontra-se numa fase inicial de implementação. A NOS vê este lançamento como parte de um processo contínuo de melhoria e desenvolvimento. O assistente está programado para responder autonomamente a questões baseadas em informação pública sobre os produtos e serviços da empresa. No entanto, com o feedback dos clientes e a evolução da tecnologia, é esperado que o assistente se torne cada vez mais sofisticado e eficaz.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.