NOS faz investimento milionário ao serviço de um futuro melhor

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS lidera a área de estudo relacionada com as cidades inteligentes. Pondo em prática esse conhecimento, associou-se à Nova School of Business & Economics (Nova SBE).

As duas instituições assinaram um protocolo visando concretizar o projeto Data for a Better Future Initiative (DfBF). Este foi criado criado para colocar a Ciência dos Dados ao serviço do desenvolvimento de um futuro mais sustentável.

O denominado DfBF será uma rede de conhecimento partilhado, que permitirá às organizações aumentar as suas competências em Analítica Avançada. Para tal recorre-se a tecnologias como o 5G, Edge Computing, Cloud Computing, Machine Learning e Inteligência Artifical.

NOS

3 grandes linhas de atuação da NOS nesta iniciativa

  • Investigação aplicada a dados: criação de áreas de estudo, designadas Data Circles, onde serão conduzidas investigações especializadas pelas equipas das empresas envolvidas, docentes, investigadores e Alumni da Nova SBE. A NOS assume a liderança da área Impact Circle: Smart Cities & Communities, num reflexo da sua atuação enquanto motor da transformação digital das cidades portuguesas, com a implementação de soluções pioneiras e inovadoras. Em simultâneo, criação de um centro de dados, cuja informação será utilizada em agendas internacionais de investigação para gerar insights estratégicos e apoiar tomadas de decisão em prol de um futuro melhor.
  • Ativação de talento: a NOS será responsável pela atribuição de uma bolsa ao melhor aluno de mestrado em Business Analytics, bem como pelo desenvolvimento de projetos em contexto empresarial efetuados pelos alunos deste mestrado.
  • Programas formativos: desenvolvimento de ofertas formativas em Analítica Avançada para todo o universo de colaboradores da NOS, com o objetivo de fazer evoluir as competências de natureza técnica da organização.

O CEO da NOS, Miguel Almeida, afirma que “a criação do Data for a Better Future é um importante passo na consolidação da nossa liderança em termos de inovação e exploração de Analítica Avançada”.

“Com esta parceria, a Nova SBE reforça o seu compromisso com a aproximação da tecnologia e os dados na gestão e lidera a transformação da gestão em Portugal”, afirmou Daniel Traça, Deal da Nova SBE.

O consórcio representa um investimento de 1,3 milhões de euros da NOS, com um roadmap de cinco anos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.