NOS dá mais um grande passo na transformação digital do 5G em Portugal

Bruno Coelho
Comentar

A NOS foi a primeira operadora a disponibilizar o 5G comercialmente em Portugal. E afirma estar focada em aplicar as potencialidades da tecnologia às mais variadas áreas, contribuindo para alavancar a transformação digital do País.

Tal como referimos no passado, a rede 5G da NOS está progressivamente a ser implementada na Região Autónoma da Madeira. Desta forma garante-se que que cada vez mais madeirenses tiram partido das características únicas do 5G e beneficiam de uma nova experiência de utilização.

NOS 5G

NOS celebra parceria com a Johnson & Johnson MedTech

Em comunicado, a operadora afirma que a saúde é uma das áreas onde a inovação potenciada pelo 5G será verdadeiramente transformadora. Neste anuncia uma parceria com a Johnson & Johnson MedTech, onde implementou uma solução de apoio remota aos profissionais de Saúde no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Este já se encontra integralmente coberto com rede 5G, e assim permite a solução de assistência remota estabelece uma ligação de vídeo de alta-definição 4K entre dois profissionais de Saúde ligados remotamente, utilizando os smartglasses.

De realçar que esta solução possibilita o recurso a um apoio especializado a qualquer momento, esbatendo as distâncias físicas entre profissionais e permitindo ainda uma maior monitorização dos processos. Está já implementada nas áreas de Hemodinâmica e no Centro de Simulação Clínica do Hospital.

Quanto ao sistema que dá suporte à solução, é composto por dois smartglasses Vuzix e dois hotspots 5G equipados com cartões 5G. Além disso, a partilha de conhecimento e informação acontece com especialistas localizados à distância e que, remotamente, interagem em tempo real.

“Graças à rede 5G da NOS, o Hospital Dr. Nélio Mendonça, os seus profissionais e os seus utentes, beneficiam agora de uma solução inovadora, com potencial para revolucionar tanto os procedimentos, como a formação médica”, afirma Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS.

Realça ainda que “O 5G está a potenciar grandes avanços tecnológicos, que vão permitir um futuro melhor para todos os portugueses. Como empresa líder na entrega do 5G, que cria mais valor para as pessoas, para as empresas e para o País, a NOS está hoje a apoiar a Região Autónoma da Madeira a construir esse futuro”.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.