NOS dá mais um grande passo na transformação digital do 5G em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS foi a primeira operadora a disponibilizar o 5G comercialmente em Portugal. E afirma estar focada em aplicar as potencialidades da tecnologia às mais variadas áreas, contribuindo para alavancar a transformação digital do País.

Tal como referimos no passado, a rede 5G da NOS está progressivamente a ser implementada na Região Autónoma da Madeira. Desta forma garante-se que que cada vez mais madeirenses tiram partido das características únicas do 5G e beneficiam de uma nova experiência de utilização.

NOS celebra parceria com a Johnson & Johnson MedTech

Em comunicado, a operadora afirma que a saúde é uma das áreas onde a inovação potenciada pelo 5G será verdadeiramente transformadora. Neste anuncia uma parceria com a Johnson & Johnson MedTech, onde implementou uma solução de apoio remota aos profissionais de Saúde no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Este já se encontra integralmente coberto com rede 5G, e assim permite a solução de assistência remota estabelece uma ligação de vídeo de alta-definição 4K entre dois profissionais de Saúde ligados remotamente, utilizando os smartglasses.

De realçar que esta solução possibilita o recurso a um apoio especializado a qualquer momento, esbatendo as distâncias físicas entre profissionais e permitindo ainda uma maior monitorização dos processos. Está já implementada nas áreas de Hemodinâmica e no Centro de Simulação Clínica do Hospital.

Quanto ao sistema que dá suporte à solução, é composto por dois smartglasses Vuzix e dois hotspots 5G equipados com cartões 5G. Além disso, a partilha de conhecimento e informação acontece com especialistas localizados à distância e que, remotamente, interagem em tempo real.

“Graças à rede 5G da NOS, o Hospital Dr. Nélio Mendonça, os seus profissionais e os seus utentes, beneficiam agora de uma solução inovadora, com potencial para revolucionar tanto os procedimentos, como a formação médica”, afirma Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS.

Realça ainda que “O 5G está a potenciar grandes avanços tecnológicos, que vão permitir um futuro melhor para todos os portugueses. Como empresa líder na entrega do 5G, que cria mais valor para as pessoas, para as empresas e para o País, a NOS está hoje a apoiar a Região Autónoma da Madeira a construir esse futuro”.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Watch S1 Active Review: muito mais que um smartwatch para desporto
  • Xiaomi 12: topo de gama da Xiaomi em promoção [tempo limitado]
  • WhatsApp prepara novidade ideal para os seus utilizadores mais discretos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.