Nitrophone 1: conhece o smartphone Android mais seguro do mundo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa alemã Nitrokey apresentou aquele que apelida ser o smartphone Android mais seguro do mundo. Chama-se Nitrophone 1 e tem como público alvo os mais preocupados com a sua segurança e a dos seus dados.

A premissa do Nitrophone 1 é simples: oferecer segurança e privacidade a todos os seus utilizadores. Para tal, usa o sistema operativo GrapheneOS, colhendo assim a aprovação do especialista em segurança Edward Snowden.

Nitrophone 1

Nitrophone 1 é um Pixel 4a com o GrapheneOS instalado

O design deste Nitrophone 1 não será novidade para os conhecedores do mercado mobile. Isto porque o novo equipamento é baseado no Pixel 4a, smartphone de gama média lançado pela Google em 2020.

Nesse sentido, também as especificações do Nitrophone 1 são familiares. Temos um ecrã de 5,81 polegadas com resolução Full-HD+, o processador Snapdragon 730G, 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e uma câmara traseira de 12.2 MP.

Aquilo que realmente distingue este equipamento daquele lançado pela Google é o seu software. Ao invés de vir com Android instalado, o Nitrophone 1 vem com o GrapheneOS. Para Snowden, este é o sistema operativo a usar caso pretendas configurar um smartphone em privacidade.

Nitrophone 1 não traz serviços Google

As populares aplicações e serviços da Google não estão presentes, por defeito, no Nitrohpone 1. É um dos requisitos estabelecidos pela empresa alemã para dar mais privacidade aos seus utilizadores.

Nitrophone 1

Não obstante, estes poderão instalar mais tarde as aplicações da Google caso seja o seu desejo. Mais uma prova do controlo que a Nitrokey quer transpor para as mãos dos seus utilizadores.

Todas as aplicações instaladas no Nitrophone 1 estarão numa “caixa de areia”, isolando-as do exterior e das suas companheiras mal intencionadas. Isto visa proteger o utilizador de eventuais ataques e malware que possa comprometer os dados dos utilizadores.

O Nitrophone 1 conta ainda com o chip Titan M da Google, verificação de alterações no boot, proteção contra rastreamento de dados firewall e indicadores de uso da câmara e microfone. Opções que certamente agradarão aos mais preocupados com a sua privacidade.

Se estás interessado em comprar o Nitrophone 1, poderás fazê-lo através do site oficial da marca. O smartphone tem um custo de 630 €, um pouco puxado para um smartphone considerado de gama média.

Todavia, o propósito do Nitrophone 1 é a privacidade do utilizador, oferecendo opções que muito poucos oferecem atualmente. Será um equipamento de nicho e quem realmente o quiser certamente não se importará de pagar o valor pedido.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.