Android 12 introduz funcionalidade há muito aguardada pelos utilizadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Android 12 está atualmente na versão beta 4, esperando-se que a compilação final seja disponibilizada nos próximos dias. Todavia, é precisamente da última beta do sistema operativo que surge uma novidade muito aguardada.

Android 12 introduz finalmente a pesquisa global no smartphone

Uma das grandes novidades encontradas na quarta beta do Android 12 prende-se com o seu novo sistema de pesquisa. Em rigor, esta passa a englobar todo o smartphone, facilitando a vida dos seus utilizadores.

Isto significa que poderás pesquisar contactos, aplicações, atalhos, ficheiros e muito mais a partir do mesmo local. Um ponto de partida capaz de levar-te para qualquer recanto ou funcionalidade do teu smartphone com o Android 12.

Android 12

Esta é uma novidade que tarda na sua implementação no Android puro. Várias marcas de smartphones já o utilizam nas suas interfaces próprias e até o iOS possui algo semelhante, conhecido como Spotlight, há vários anos.

Para já apenas disponível na gaveta de aplicações dos Pixel

Importa, desde já, referir que esta novidade está apenas acessível em smartphones Pixel com root feito. Ou seja, é preciso algum conhecimento técnico para desbloquear o acesso antecipado a esta funcionalidade.

Uma vez desbloqueada, o utilizador apenas poderá aceder a este amplo sistema de pesquisa através da gaveta de aplicações do seu smartphone. Caso use o widget da pesquisa Google presente no ecrã principal será transportado para a pesquisa web.

Android 12

Por enquanto, é possível procurar atalhos, pessoas, definições e dicas. São quatro as categorias já disponíveis neste novo sistema de pesquisa, sendo dado ao utilizador o poder de habilita-las ou desabilita-las conforme as suas necessidades.

Tal como sucede noutras situações, o sistema de pesquisa fornecerá algumas sugestões enquanto completa o comando. Com base no histórico será dado um acesso rápido às apps ou contactos usados com maior frequência.

Corre a notícia que a Google está a trabalhar para adicionar mais categorias ao novo sistema de pesquisa do Android 12. Essas poderão estar disponíveis quando o sistema operativo for disponibilizado para a generalidade dos utilizadores.

Esta é, sem dúvida, uma das grandes novidades do Android 12. Embora não seja uma funcionalidade inédita ou revolucionária para o mercado, será refrescante para todos os que usam diariamente o sistema operativo da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.