Netflix perde liderança nas plataformas de streaming

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Netflix é o exemplo paradigmático de plataformas de streaming, a empresa que começou e liderou esta revolução e mudança na forma como consumimos filmes e séries online. Dito isto, durante anos a empresa norte-americana dominou o mercado que criara.

Note-se, aliás, que durante vários anos a Netflix foi a única empresa neste segmento, moldando o mercado a seu bel-prazer. Porém, desde o final da última década que este mercado deixou de ser um mero nicho para se transformar numa arena de gigantes.

Terminou o reinado da Netflix no mercado de streaming

Foi então que surgiram nomes de peso para se colocar lado a lado com a empresa líder. Gigantes como a Amazon e Disney não tardaram em apresentar as suas propostas, somando-se a Apple, bem como vários grupos de renome como a HBO e Paramount.

Atualmente, em meados de 2023, a Netflix vê agora escapar o 1.º lugar no mercado das plataformas de streaming. A nova rainha do streaming é a Prime Video da Amazon que já tem mais quota de mercado que qualquer outra empresa rival.

As métricas foram colhidas pela JustWatch e referem-se ao mercado dos Estados Unidos da América, mercado doméstico de todas as plataformas de streaming. Como tal, as suas conclusões são particularmente reveladoras das dinâmicas atuais neste segmento.

Amazon rouba a coroa à Netflix após mais de uma década

Netflix JustWatch

  1. Amazon Prime Vídeo: 21%
  2. Netflix: 20%
  3. Disney+: 15%
  4. HBO Max: 14%
  5. Hulu: 11%
  6. Paramount+: 7%
  7. AppleTV+: 6%
  8. Outros: 6%

Ainda que estas conclusões de afiram apenas aos Estados Unidos da América, certo é que o seu impacto não pode ser menosprezado. Agora, porém, importa perceber qual a tendência do mercado global para podermos apurar novas tendências.

Certo é, contudo, que a Netflix ocupou este trono, confortavelmente digamos, durante mais de uma década. Agora, contudo, com 21% de quota de mercado, a Amazon vem dominar este segmento face aos 20% da Netflix. Em terceiro lugar temos a Disney+ com 15%.

Sumariando, é um pequeno terramoto para a empresa que criou este mercado, vendo-se agora rodeada de poderosos rivais com os quais já divide quase equitativamente a quota de mercado.

Destaca-se ainda o crescimento rápido da plataforma Paramount+ que, aliás, já ultrapassou o serviço Apple TV+ com mais anos de mercado.

Netflix perde relevância e qualidade nos conteúdos

@JustWatch Since Jan., HBO Max added +1% market share, passing Disney+, which dropped the most. The Continued growth from Apple TV+ and Paramount+ in the middle. Prime Video remained on top in Q1, and Netflix stayed firmly in second place. pic.twitter.com/Mpx5dwZL70

— Don Shanahan (@casablancadon) 11 de abril de 2023

A realidade aqui aferida pela JustWatch torna evidente o período conturbado vivido pela empresa de referência. A quebra no número de subscritores é acompanhada por uma queda drástica na qualidade das produções da Netflix. Ao mesmo tempo, escasseiam as licenças fortes e títulos sonantes com as reverendas exceções.

Franquias como a Stranger Things, Bridgerton e The Witcher são, de momento, alguns dos pilares da plataforma que procura um novo rumo e alcançar novo público.

Não obstante, o mérito tem que ir para a Amazon Prime Video por ter feito o que se julgaria impensável há bem poucos anos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.