A Netflix é o exemplo paradigmático de plataformas de streaming, a empresa que começou e liderou esta revolução e mudança na forma como consumimos filmes e séries online. Dito isto, durante anos a empresa norte-americana dominou o mercado que criara.
Note-se, aliás, que durante vários anos a Netflix foi a única empresa neste segmento, moldando o mercado a seu bel-prazer. Porém, desde o final da última década que este mercado deixou de ser um mero nicho para se transformar numa arena de gigantes.
Terminou o reinado da Netflix no mercado de streaming
Foi então que surgiram nomes de peso para se colocar lado a lado com a empresa líder. Gigantes como a Amazon e Disney não tardaram em apresentar as suas propostas, somando-se a Apple, bem como vários grupos de renome como a HBO e Paramount.
Atualmente, em meados de 2023, a Netflix vê agora escapar o 1.º lugar no mercado das plataformas de streaming. A nova rainha do streaming é a Prime Video da Amazon que já tem mais quota de mercado que qualquer outra empresa rival.
As métricas foram colhidas pela JustWatch e referem-se ao mercado dos Estados Unidos da América, mercado doméstico de todas as plataformas de streaming. Como tal, as suas conclusões são particularmente reveladoras das dinâmicas atuais neste segmento.
Amazon rouba a coroa à Netflix após mais de uma década
- Amazon Prime Vídeo: 21%
- Netflix: 20%
- Disney+: 15%
- HBO Max: 14%
- Hulu: 11%
- Paramount+: 7%
- AppleTV+: 6%
- Outros: 6%
Ainda que estas conclusões de afiram apenas aos Estados Unidos da América, certo é que o seu impacto não pode ser menosprezado. Agora, porém, importa perceber qual a tendência do mercado global para podermos apurar novas tendências.
Certo é, contudo, que a Netflix ocupou este trono, confortavelmente digamos, durante mais de uma década. Agora, contudo, com 21% de quota de mercado, a Amazon vem dominar este segmento face aos 20% da Netflix. Em terceiro lugar temos a Disney+ com 15%.
Sumariando, é um pequeno terramoto para a empresa que criou este mercado, vendo-se agora rodeada de poderosos rivais com os quais já divide quase equitativamente a quota de mercado.
Destaca-se ainda o crescimento rápido da plataforma Paramount+ que, aliás, já ultrapassou o serviço Apple TV+ com mais anos de mercado.
Netflix perde relevância e qualidade nos conteúdos
A realidade aqui aferida pela JustWatch torna evidente o período conturbado vivido pela empresa de referência. A quebra no número de subscritores é acompanhada por uma queda drástica na qualidade das produções da Netflix. Ao mesmo tempo, escasseiam as licenças fortes e títulos sonantes com as reverendas exceções.
Franquias como a Stranger Things, Bridgerton e The Witcher são, de momento, alguns dos pilares da plataforma que procura um novo rumo e alcançar novo público.
Não obstante, o mérito tem que ir para a Amazon Prime Video por ter feito o que se julgaria impensável há bem poucos anos.
Editores 4gnews recomendam: