Netflix lança novo plano gratuito, mas apenas num país

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

E se de repente a Netflix disponibilizasse parte do seu conteúdo gratuitamente e sem quaisquer anúncios? Foi isso que a gigante do streaming começou a fazer esta semana, mas apenas no Quénia.

Este novo plano oferece cerca de um quarto do conteúdo habitualmente disponível para os utilizadores pagantes, mas sem custos para quem subscreve. Não tem anúncios e não pede aos utilizadores quaisquer informações de pagamento.

netflix

Os utilizadores apenas entram, confirmam que têm mais de 18 anos e colocam o seu email e palavra-passe. Mas como seria de esperar de um plano gratuito, tem as suas limitações além do catálogo reduzido.

Conteúdo só pode ser ser assistido num dispositivo Android no plano gratuito

Para começar, só utilizadores do sistema operativo Android têm acesso a este plano. E como seria de esperar, não é possível descarregar conteúdo para ver offline, ou mesmo espelhá-lo para uma televisão.

netflix

Qual o objetivo da Netflix com o plano gratuito no Quénia

Em entrevista à Variety, um porta-voz da Netflix revela que o objetivo é recolher informação do efeito que um plano gratuito pode ter na hora de gerar novos subscritores pagantes.

A gigante do streaming parece querer focar-se cada vez mais noutros mercados, numa altura em que o seu crescimento nos Estados Unidos abrandou. Sem o confirmar, isto pode significar que no futuro este plano vai chegar a mais países.

Recorde-se que no passado a Netflix já disponibilizou alguns dos seus conteúdos globalmente de forma gratuita. O avanço agora é que é uma parcela bastante significativa do catálogo. Veremos se o teste se fica por aqui, ou se no futuro podemos ver algo deste género a chegar a Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.