Netflix 'esfrega as mãos' com o fim da partilha de contas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O ano de 2023 começou polémico para a Netflix. Após vários meses de testes, a plataforma de streaming mais popular do mundo começou a limitar a partilha de contas. E Portugal foi um dos primeiros países a ‘sofrer’ com a medida.

Imediatamente as redes sociais encheram-se de utilizadores a afirmar que iriam cancelar conta na plataforma. Mas olhando para os números, a Netflix não só não perdeu como até ganhou subscritores nos últimos tempos.

Netflix ganhou mais subscritores do que perdeu com o fim da partilha de contas nos Estados Unidos

De acordo com os dados partilhados pelos analistas da Antenna esta sexta-feira, nos primeiros dias após alterar a política de partilhar de palavras-passe nos Estados Unidos, a Netflix viu um aumento diário significativo de novos subscritores a acontecer.

NEW on the Antenna Blog: A first look at the impact of Netflix’s pw sharing crackdown. In the first 6 days since they implemented the new policy, Netflix has had the 4 single largest days of US user acquisition in the 4.5 yrs that Antenna has been measuring the streaming service. pic.twitter.com/rDYGxR43Qm

— Antenna (@AntennaData) 9 de junho de 2023

Para se ter noção das proporções, os analistas da Antenna fazem estas medições há 4 anos e meio. E nos primeiros 6 dias em que foi implementada a nova política, a Netflix teve quatro dias com o maior número de aquisição de subscritores neste período.

Netflix ganha mais subscritores que no período de confinamento da pandemia

Estes são números que superam o período inicial de confinamento durante a pandemia de Covid-19. Obviamente a Netflix também teve um aumento de cancelamento de subscrições após a nova política. Mas esses números não conseguiram bater os novos subscritores.

Desde 23 de maio, quando foi a anunciada a medida, o rácio de novas subscrições para cancelamentos é de 25,6% face aos 60 dias anteriores. O que mostra que, pelo menos para já, a medida correu como a Netflix esperava.

As we note in our analysis, Netflix cancels were also up between 5/23-5/28, but not as much as sign-ups. Ratio of sign-ups to cancels since 5/23 is up +25.6% vs the previous 60-day period. Full post here: https://t.co/2CNU67kQST

— Antenna (@AntennaData) 9 de junho de 2023

A Netflix afirmou que mais 100 milhões de casas partilhavam contas com outros utilizadores. Mas pelo menos nos Estados Unidos, o fim da máxima “amor é partilhar uma password” resultou. Será que Portugal segue a mesma tendência?

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.