Netflix contesta dados sobre começo “modesto” do plano com anúncios

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com dados divulgados pela empresa Antenna e pelo The Wall Street Journal, o plano com anúncios da Netflix está a registar um começo “modesto”.

Depois de os dados terem sido divulgados, fonte da Netflix comentou o assunto, garantindo que está satisfeita com os resultados apresentados até agora e que ainda é cedo para fazer análises.

Netflix satisfeita com lançamento do seu plano com anúncios e parceria com anunciantes

Plataforma de streaming Netflix
Plano com anúncios da Netflix não está a ter o sucesso esperado Crédito@Tumisu/Pixabay

Em 2022, a Netflix viu-se confrontada com uma perda significativa de assinantes. Para fazer frente a esta situação, a plataforma de streaming adotou uma série de novas medidas, sendo que nem todas foram do agrado dos utilizadores.

Uma das medidas colocadas em prática foi a disponibilização de um novo plano com um custo mais barato que inclui espaço reservado para anúncios.

Agora, a empresa Antenna e o The Wall Street Journal analisam os primeiros resultados desta estratégia e, pelos dados divulgados, avançam que este plano está a registar um começo “lento e modesto” para aquilo que se esperava.

Segundo os dados agora divulgados, o plano mensal suportado por anúncios, que foi lançado a 3 de novembro nos Estados Unidos da América, foi responsável por apenas 9% das novas assinaturas durante esse mês, em território norte-americano.

Mais, somente 0,1% dos assinantes de outros planos Netflix alteraram a sua assinatura para este plano com anúncios.

Mas, segundo o The Wall Street Journal, a Netflix interpreta estes resultados de outra maneira. Um funcionário da plataforma de streaming afirmou que ainda é muito cedo para fazer análises ao novo plano suportado por anúncios.

A mesma fonte da Netflix garantiu também que a plataforma está satisfeita com o lançamento e com o engagement do novo plano, assim como conta com a vontade de vários anunciantes fazerem parceria com a Netflix.

No futuro podem ser disponibilizados mais planos com anúncios na Netflix

Sobre este último ponto, o site Digiday recentemente avançou que a Netflix entregou aproximadamente 80% da audiência esperada aos anunciantes envolvidos neste novo plano. Como consequência de não ter a audiência esperada, a plataforma foi “obrigada” a devolver literalmente o dinheiro que tinha recebido.

Por outras palavras, se a Netflix se compromete a ter 100% de audiência, fica com o dinheiro antecipadamente pago pelos anunciantes. Caso, a audiência seja inferior ao contratado, a plataforma terá de proceder a um método compensatório.

Mas parece que, apesar destes resultados iniciais “modestos”, a Netflix não vai desistir desta estratégia. Recentemente, Ted Sarandos, co-CEO da Netflix, afirmou na UBS Global Technology, Media & Telecom Conference que provavelmente, no futuro, a plataforma terá mais de um nível de serviço suportado por anúncios para os assinantes já existentes e novos.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt