Net Neutrality – O que é a Neutralidade da Internet?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Cada vez que usamos a internet estamos à espera de Net Neutrality. Quando entramos online sentimo-nos no controlo da situação. Acreditamos que existe uma neutralidade da internet e que não estamos a ser limitados nem no queremos aceder, nem nos seus custos ou na velocidade com que o queremos fazer. No entanto, isto pode não ser preto no branco.

Vê ainda: Xiaomi Mi Mix 2 – Primeiro olhar e unboxing ao topo de gama

Respondendo à pergunta do artigo, basicamente a neutralidade da internet é o seu princípio basilar: permite-nos comunicar livremente online. Net Neutrality é um conceito que promove uma internet livre em todos os sentidos.

Net Neutrality é a internet na sua forma livre como a conhecemos

Isto significa que não podemos ter qualquer tipo de limitação por parte das operadoras. Seja ao nível do bloqueio de conteúdo ou da sua velocidade. Cada vez que falamos ao telefone não temos limites naquilo que queremos dizer. Logo, a nossa operadora não deve limitar aquilo que queremos aceder ou colocar online.

O assunto tem sido amplamente discutido nos últimos tempos. Originou até uma manifestação a 12 de julho nos Estados Unidos. Aqui, podes ler mais sobre o assunto. A luta por esta neutralidade é importante, pois se esta deixar de existir, perde-se a competitividade.

Basicamente, com o fim da Net Neutrality as grandes operadoras poderiam definir, como bem entendessem, como gerir o tráfego de dados. Aí, seria um jogo de vencedores e vencidos. Haveria beneficiados, bloqueados, custos extra para o consumidor e perda de velocidades quando houvesse ligação à concorrência.

É por isso que todo este assunto tem repercussões enormes quando se fala em aceder a conteúdo como o conhecemos. A Net Neutrality tem de ser discutida de uma forma mais acesa, precisa de ser percebida e aos poucos dar-te-emos mais novidades na situação.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy J3 2017 recebe importante atualização do Android

MIUI 9 – Lista dos smartphones Xiaomi com direito à versão estável global

Honor 9 começa a receber o Android Oreo na versão Beta com a EMUI 8.0

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.