NASA prevê passagem próxima de asteroide pela Terra em 2029

Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Daqui a seis anos, um asteroide vai fazer a sua passagem pela Terra na distância mais curta de sempre.

A previsão é feita pela NASA que tem já em órbita uma sonda que vai observar, de perto, esta espécie de encontro entre os dois corpos celestes.

NASA pretende desenvolver um sistema contra potenciais colisões com a Terra

O Apophis foi descoberto em 2004 e, nessa altura, a trajetória do asteroide apontava para uma potencial colisão com a Terra em 2029. De acordo com os dados mais recentes da NASA esse perigo já não se coloca, mas a organização está quer também evitar potenciais colisões no futuro.

E a passagem pela Terra do Apophis à mais curta distância de sempre, cerca de 32.200 quilómetros, pode ajudar a agência espacial norte-americana a construir um mecanismo de defesa.

Tudo porque, em 2016, a NASA lançou para o Espaço uma sonda que, em 2029, estará numa posição privilegiada para acompanhar e observar o encontro entre os dois gigantes celestes.

A missão da sonda Osiris-Rex é acompanhar a trajetória do asteroide e recolher o máximo de informação possível que permita, posteriormente, desenvolver um escudo de defesa que proteja o planeta Terra de potenciais colisões com outros corpos celestes de grande envergadura.

Asteroide Apophis será visível na Europa

Entretanto, a publicação Planetary Science Journal fez uma descrição pormenorizado do asteroide Apophis. Com uma forma semelhante à de um amendoim, o asteroide é rochoso e tem um diâmetro com 340 metros.

Os cientistas preveem que, a 13 de abril de 2029, passe pela Terra a uma distância de 31.860 quilómetros. Será visível a olho nu apenas por algumas horas e irá surgir como um ponto de luz solar refletida no céu noturno sobre os continentes africano e europeu.

Estima-se que a passagem tão próxima de um asteroide deste tamanho pela Terra aconteça uma vez a cada 7.500 anos e em abril de 2029 teremos esse evento único.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt