Depois da Huawei ter feito chegar à Europa o primeiro tri-dobrável do mundo, é difícil surpreender e conquistar utilizadores mais céticos no que respeita aos modelos dobráveis convencionais.
Mas este ano estamos a assistir ao lançamento de vários novos terminais que vão fazer mexer o mercado e que têm argumentos para conquistar até os utilizadores mais céticos.
OPPO Find N5

No passado mês de fevereiro, a OPPO lançou o seu novo Find N5 que ganhou o título de modelo dobrável mais fino do mundo com apenas 8,9 mm em modo fechado. Mas tanta elegância “esconde” especificações robustas.
Desde logo a começar pelo processador Snapdragon 8 Elite aliado a 16 GB de memória RAM e a 512 GB de capacidade no armazenamento interno. A bateria de 5.600 mAh conta com carregamento rápido de 80 watts e sem fios de 50 watts.
Tem igualmente bons argumentos na câmara traseira tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, um sensor periscópio também com 50 megapixéis e um ultra grande angular de 8 megapixéis.
Huawei Pura X

Depois de ter surpreendido o mundo com o primeiro tri-dobrável do mundo, a Huawei continua a inovar com o seu novo e recentemente lançado Pura X. Este dobrável no formato Flip integra um ecrã de 6,3 polegadas que fornece uma proporção de 16:10.
A inovação aqui é que esta proporção de 16:10 é habitual em tablets e monitores de PC e não em smartphones dobráveis pequenos. O resultado prático para o utilizador é que a experiência de visualização vai melhorar substancialmente.
Equipado com chip Kirin 9020 e de até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno, o Pura X conta também com uma câmara tripla. Neste módulo estão um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 40 megapixéis e um sensor telefoto com 8 megapixéis e zoom ótico de 3,5x.
Honor Magic V4
De acordo com os rumores, o Magic V4 da Honor vai ser lançado em junho e este pode ser o smartphone dobrável a bater. Tudo porque vai chegar com uma câmara traseira em tudo poderosa.
Vai incluir um sensor primário com um tamanho de 1/1,5 polegadas e com 50 megapixéis de resolução e um sensor periscópio com uns incríveis 200 megapixéis. O ecrã principal terá 8 polegadas e o secundário 6,45”, mas ambos com uma taxa variável de até 120 Hz.
Sob o seu chassis que fechado terá menos de 9 mm, está o processador Snpadragon 8 Elite, comunicações por satélite e uma bateria com carregamento sem fios.
Samsung Galaxy Z Fold7
A nova geração de dobráveis da Samsung também traz boas novidades consigo, sobretudo o modelo mais avançado. É esperado que o Fold7 esteja equipado com o processador Snapdragon 8 Elite, personalizado para a plataforma Galaxy.
Mas o melhor de tudo é que a câmara deste novo dobrável pode registar uma atualização significativa com a entrada de um sensor primário com 200 megapixéis de resolução. Recorde-se que o Galaxy Z Fold6 tem um sensor principal de 50 megapixéis.
De resto, é igualmente esperado que o Galaxy Z Fold7 esteja “artilhado” com os mais recentes recursos Galaxy IA. Será lançado em julho deste ano.