#MWC16: Xiaomi apresenta oficialmente o poderoso Xiaomi Mi 5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Xiaomi Mi 5 e é a prova "viva" dos ambiciosos objectivos desta gigante chinesa.

A Xiaomi tem um novo e poderoso topo de gama, o Mi 5

É impossível ficar indiferente à sua qualidade de construção e ao desenho do novo Xiaomi Mi5. Este smartphne é extremamente elegante, utilizando o vidro e o metal como principais materiais de construção (e até a cerâmica na variante mais exclusiva), afirmando-se como verdadeiros topos de gama perante um mercado cada vez mais recheado de grandes nomes (e grandes máquinas).

Temos três versões deste novo, e incrível topo de gama, com diferentes materiais de construção, memória e velocidades do processador. Utilizando todos eles o SoC Snapdragon 820, temos uma versão com este SoC a 1.8GHz e 3GB RAM (versão Standard). A versão a seguir conta com o SoC SD820 a 2.15GHz e 3GB RAM (versão superior) e, por último, outra versão com o SoC a 2.15GHz mas com 4GB RAM (Versão em cerâmica).

Em vidro, metal e cerâmica, estas são as novas armas da Xiaomi

O Ecrã

O Xiaomi Mi 5 tem um ecrã de 5.15 polegadas IPS, com resolução Full-HD (1080x1920p) ou FHD. Esta excelente resolução proporcionar-te-á uma óptima experiência de visualização, seja em texto, vídeo, imagens e jogos. Tudo isto num ecrã que se funde, aparentemente com as suas margens laterais graças a uma pequena ilusão de ótica. Com efeito, as suas reduzidas margens laterais, quando o ecrã está ligado, e mesmo quando está desligado (no modelo em preto), dão-nos a sensação de ter um ecrã sem qualquer tipo de margens ou barreiras.

Por último, tanto o painel frontal como o painel traseiro do Xiaomi Mi5, estão protegidos pelo robusto Gorilla Glass 4 que te dará bastante protecção contra quedas e riscos.

Especificações

O Xiaomi Mi 5 está equipado com o processador Snapdragon 820 (MSM8996), um SoC quad-core (4 núcleos) a 2.15 Ghz com arquitectura de 64-bits com a gráfica Adreno 530 e que te dará uma performance impecável e sempre fluída, seja em jogos ou produtividade não fosse a interface da Xiaomi, a MIUI uma experiência muito bem trabalhada, tanto em produtividade como em aparência.

Relativamente ao software, o sistema operativo deste Xiaomi Mi5, é o Android 6.0.1 Marshmallow, como não poderia deixar de ser, com a versão 7 da MIUI. Temos também 3 ou 4GB de memória RAM e 32GB para a versão base, 64GB para a versão superior e 128GB para a versão em cerâmica, isto no que concerne à memória interna não expansível. Por último, em termos de dimensões físicas temos aqui 144,5 x 69.2 x 7.25mm (AxLxC) e 129gramas de peso. Este equipamento também possui conectividade Dual-SIM.

O Snapdragon 820 é o motor do novo Mi5

Vê também: #MWC16: Xiaomi Mi4s já foi apresentado

Câmaras

No departamento fotográfico o Xiaomi Mi 5 traz uma câmara principal, na sua traseira, de 16MP, um sensor Sony IMX280 com flash Dual-LED, Autofócus por deteção de fase captura de vídeo em 4K@30fps ou em câmara lenta a 120fps em HD (720p). Esta câmara também tem estabilização óptica da imagem com 4 eixos (OIS).

A sua câmara frontal também melhorou consideravelmente e agora conta com um novo sensor UltraPixel com uma resolução de 4 MP e uma abertura focal de ƒ/2.0, podendo também gravar vídeo a 1080p Full-HD. Apesar do número total de pixels ser menor, o tamanho de cada um é bastante maior com 2.0-micron.

Câmaras de 16 e 4MP para todas as tuas fotos
Vê também: Já há imagens que espelham o comportamento da câmara do Mi5

Bateria

O novo Xiaomi Mi5 está equipado com uma bateria de 3000mAh. Esta bateria, segundo a Xiaomi, será suficiente para te dar 2 dias de autonomia com utilização normal. Como é óbvio, só depois de os testar é que vamos poder verificar esta pretensão mas, de qualquer forma, não tenho dúvidas de que a funcionalidade “Doze” do Android Marshmallow dará, pelo menos, uma boa ajuda. Temos também conectividade do tipo C.

Preços

O Xiaomi Mi5 terá um preço aproximado de 306$ (dólares) na sua versão base, ao passo que a variante com 64GB de armazenamento interno custará cerca de 352$. Caso estejas interessado no Xiaomi Mi5 Edição em Cerâmica, o preço estimado é de 413$, valores provisórios e sem qualquer tipo de taxa ou imposto. Aguardamos informações oficiais relativamente aos valores para os mercados europeus e respectivas datas de chegada.

Vê também: Todas as especificações do Xiaomi Mi5

O novo Xiaomi Mi5 estará disponível em Preto, Branco e Dourado. Qual é o teu favorito?

Mais novidades da #MWC16:

  • Samsung Galaxy S7 Edge Hands-on / Rápida Review Português
  • #MWC16: Volvo coloca Spotify nos seus carros
  • Samsung Galaxy S7 Hands-on / Rápida Review Português

O Vídeo de Apresentação

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.