Aquaris M10 Ubuntu Edition_negroDepois do anúncio deste surpreendente BQ Aquaris X5 Plus, a irreverente marca espanhola está de volta com mais novidades. Desta vez temos um tablet com um sistema operativo bastante invulgar ,mas, ao mesmo tempo, cativante e a prova viva de que a BQ não tem receio de apostar em sistemas operativos menos convencionais. Está na hora de conhecermos o novo BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition.

Esta já não é a primeira vez que a BQ se aventura no sistema operativo Ubuntu. Com efeito, já tivemos oportunidade de utilizar e analisar o BQ Aquaris E4.5 Ubuntu Edition e no mínimo, foi uma experiência bastante refrescante. Pois bem, agora poderás desfrutar e explorar o sistema operativo Ubuntu num grande ecrã de 10 polegadas, o tamanho da tela deste  BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition.

Primeiras impressões

O sistema operativo do BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition é o Ubuntu 15.04 em Português, espanhol, inglês, francês, alemão e italiano, entre muitos outros. As suas dimensões são 246 x 171 x 8,2 mm  e o seu peso totaliza 470 gramas. Por último, o seu material de construção é o plástico policarbonato com um acabamento mate para não ficar sujo com impressões digitais.

   

 Características do Aquaris M10

Esta tablet Aquaris M10 Ubuntu tem um ecrã de 10,1 polegadas, formato 16:10, uma resolução 1920 x 1200 que nos dá uma densidade de 240 ppi (pixels por polegada) e está protegido pelo vidro Asahi Dragontrail.

Em termos de especificações técnicas temos aqui o processador MediaTek MT8163A, um quad-core (4 núcleos) até 1,5 GHz e a gráfica Mali-T720 MP2 a 600Mhz. Já em termos de memória temos aqui 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno expansível via microSD até 200GB.

No departamento fotográfico temos uma câmara principal de 8MP, capaz de gravar vídeo com resolução 1080p@30fps (Full-HD). No seu painel frontal temos a sua câmara para as selfies com 5MP e também capaz de gravar vídeo a 1080p Full-HD.Aquaris M10

Vê também: #MWC16: BQ apresenta oficialmente o BQ Aquaris X5 Plus

Convergência com PC

Em conjunto com a Canonical, o Aquaris M10 Ubuntu Edition é o primeiro tablet do mundo com um sistema operativo Ubuntu e o primeiro dispositivo que oferece uma experiência convergente de Ubuntu com PC, o que permite reproduzir a experiência de escritório em dispositivos móveis.  Para isso, bastará conectar o Aquaris M10 Ubuntu a um teclado e a um rato, para poder ser utilizado em Modo ambiente de trabalho, enquanto o Modo tablet mantém a funcionalidade tátil habitual.

A convergência faz deste dispositivo uma ferramenta mais prática para trabalhar, já que combina a utilização de um dispositivo móvel com um ambiente PC. A opção multitarefa e a utilização de janelas permite usar, em simultâneo, documentos, aplicações e outras funcionalidades, favorecendo a produtividade. Igualmente, a interface do software adapta-se ao tamanho do ecrã, um fator de diferenciação na experiência multidispositivo.

Por último, temos também dois altifalantes com0,7 W de potência, o respectivo amplificador e claro, um microfone. Para manter tudo isto a funcionar temos uma grande bateria de 7280mAh para te dar horas e horas de autonomia.

Ainda não temos qualquer informação relativamente aos seus preços ou datas de chegada ao mercado mas é óbvio que estaremos bem atentos!

Mais novidades da #MWC16:

 

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).