Mozilla prepara subscrição paga para o Firefox ainda em 2019

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Firefox continua a apresentar-se como um dos melhores browsers da atualidade, continuando a receber atualizações constantes que trazem grandes melhorias de performance.

Agora, numa entrevista ao T3N, o CEO da Mozilla - Chris Beard - revelou que têm planos para lançar uma subscrição premium já em outubro. Esta subscrição é direcionada aos utilizadores que querem ter acesso a ainda mais funcionalidades e ferramentas.

Firefox grátis não vai perder nenhuma funcionalidade

O CEO da Mozilla fez questão de salientar que a implementação desta subscrição paga, a versão tradicional (grátis) do Firefox irá manter-se inalterada. Ou seja, não irão ser removidas/bloqueadas nenhumas funcionalidades.

Possíveis adições ao plano premium do Firefox

Bear acabou por não revelar muitos detalhes sobre o que terão para oferecer neste serviço pago do Firefox, dizendo apenas que alguns dos extras poderão incluir serviços de VPN e integração de armazenamento na cloud.

Este serviço premium chega com o objetivo de satisfazer os utilizadores que procuram funcionalidades ainda mais avançadas, e também de gerar receitas extra para a Mozilla.

Atualmente, a empresa tem dois meios principais de rentabilizar o seu popular browser. A grande maioria das receitas é proveniente da Google (motor de busca) e da Pocket (gestão de favoritos).

Uma estratégia de risco caso a versão grátis passe para segundo plano

Ainda que o CEO tenha garantido que a versão tradicional do Firefox vá continuar inalterada, não foi feita qualquer menção a futuras funcionalidades.

Recentemente vimos este browser receber inúmeras funcionalidades que chegaram com o objetivo de aumentar o nível de privacidade e segurança dos utilizadores.

Sendo este um foco cada vez mais importante neste competitivo mercado, esperemos que futuras funcionalidades não acabem por ser exclusivas para os membros premium.

Caso a Mozilla começasse a "abrandar" a chegada de novas funcionalidades à versão grátis do Firefox, certamente que iriam ver o número de utilizadores ativos cair a pique, concedendo ainda mais vantagem ao Google Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

  • Firefox dá-te a privacidade que procuras ao bloquear 'trackers' de navegação
  • Firefox ScreenshotGo é a aplicação que precisas (mesmo) de instalar no teu Android!
  • Atualização do Firefox dá-nos mais segurança e privacidade que o Google Chrome
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.