Motorola: Todas as cores e características da família Moto E4 e Moto E4 Plus

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.
Motorola Moto E4
A família Motorola Moto E4

Lançado em maio de 2014, o Motorola Moto E original veio inaugurar todo um novo segmento de smartphones de gama baixa. Com ele a Motorola pretendia dar ao consumidor comum a possibilidade de ter uma boa experiência de utilização num smartphone Android sem ter que pagar uma pequena fortuna. É verdade que o seu hardware era muito básico mas, graças ao software da marca – extremamente leve – o Motorola Moto E era um dos equipamentos mais fluídos que podíamos encontrar no mercado. Tudo isto com um preço que ficava bem abaixo dos $200 dólares.

Vê ainda: Galaxy J3, Galaxy J5 e Galaxy J7 (2017) são finalmente oficiais!

Hoje, volvidos mais de 3 anos sobre o lançamento do primeiro Motorola Moto E estamos agora na iminência da apresentação oficial da quarta geração. Com efeito, os leaks (fugas de informação ou vazamentos) em torno do Motorola Moto E4 e Moto E4 Plus tem sido cada vez mais frequentes. Hoje ficamos a saber mais pormenores e todas as cores para os próximos smartphones da Motorola de gama baixa.

Este é o Motorola Moto E4

Mais potentes e elegantes do que os super económicos Moto C e Moto C Plus, os próximos Moto E4 foram hoje completamente revelados pelo leakster Roland Quandt no seu Twittere em seguida no site winfuture. Desta forma ficam confirmadas as suas opções de cor, o Azul, Cinza e o Dourado. As suas características e especificações técnicas também já tem vindo a ser divulgadas, aos poucos, e já sabemos praticamente tudo sobre ele.

Motorola-Moto-E4-4gnews-1.jpgMotorola-Moto-E4-4gnews-2.jpgMotorola-Moto-E4-4gnews.jpgMotorola-Moto-E4-1.jpgMotorola-Moto-E4-2.jpgMotorola-Moto-E4.jpg

O seu preço estará certamente abaixo dos $200 dólares (sem taxas). Será um dos melhores equipamentos de entrada e fará frente a muitos smartphone de gama média de marcas mais populares como a Samsung. A nível de dimensões temos 144.7 x 72.3 x 9 mm (altura x largura x espessura) e um peso de 151 gramas. Utilizará um cartão (chip da operadora) com formato microSIM.

Terás uma tela IPS LCD de 5 polegadas com uma resolução 720 x 1280p HD. Este ecrã estará protegido pelo vidro Gorilla Glass 3 da Corning. O seu processador será um MediaTek com a gráfica Mali-T720MP2. Mais concretamente terás aqui o MT6737M com quatro núcleos de processamento a 1.25GHz Cortex A-53 com 2GB de memória RAM. Terás ainda 16GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão via microSD até 128GB.

Vê ainda: Porque é que o teu Android demora tanto a ser atualizado?

A sua câmara fotográfica principal terá 8MP com flash LED, sendo capaz de gravar vídeo a 720p HD a 30fps. Terás ainda uma câmara de 5MP para as tuas selfies com um flash LED frontal. O seu sistema operativo será o Android 7.1.1 Nougat e terá uma bateria de 2800mAh.

Este é o Motorola Moto E4 Plus

A nível de características técnicas, de acordo com os rumores e fugas de informação até ao momento, este smartphone terá um ecrã de 5.5 polegadas, tela IPS LCD com resolução Full-HD 1080p. No seu interior estará um processador da MediaTek, o MT6737M com quatro núcleos de processamento (quad-core) a 1.3Ghz, a gráfica (GPU) Mali-T720MP2 com 3GB de memória RAM para manter o funcionamento fluído e sem soluços. Este Motorola Moto E contará ainda com 32GB de armazenamento interno expansível através de um cartão de memória microSD.

Motorola-Moto-E4-4gnews-1.jpgMotorola-Moto-E4-4gnews-2.jpgMotorola-Moto-E4-4gnews.jpgMotorola-Moto-E4-1.jpgMotorola-Moto-E4-2.jpgMotorola-Moto-E4.jpgMotorola-Moto-E4-Plus-4gnews-1.jpgMotorola-Moto-E4-Plus-4gnews-2.jpgMotorola-Moto-E4-Plus-4gnews.jpgMotorola-Moto-E4-Plus-.jpgMotorola-Moto-E4-Plus-1.jpgMotorola-Moto-E4-Plus-2.jpgMotorola-Moto-E4-Plus-3.jpgMotorola-Moto-E4-Plus-4.jpg

Na sua traseira teremos uma câmara principal de 13MP com flash-LED, ao passo que no painel frontal poderás encontrar uma câmara de 5MP para as tuas selfies ou video-chamadas. O smartphone será todo ele construído em metal, apresentando um acabamento mais robusto e agradável ao toque. O seu sistema operativo será o Android 7.1.1 Nougat – a mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis.

De acordo com o blog Droidholic, e segundo um leak publicado na página slashleaks, o próximo Motorola Moto E4 Plus poderá custar um pouco mais do que inicialmente previsto. Segundo consta, o smartphone desbloqueado custará £159.95 no Reino Unido, valor que se traduz em cerca de $206 dólares ou $665 reais (sem qualquer carga fiscal). Este Motorola também estará disponível em Dourado e Cinza.

Que mais podemos esperar da Motorola?

Para além destes smartphones de gama baixa que vão sem dúvida conquistar o público com a sua construção, cor e preço em conta, teremos ainda um novo topo de gama. Refiro-me ao Motorola Moto Z2 que hoje também foi visto na aplicação de teste e benchmarks, a Geekbench . Lá, o próximo flagship da Motorola deixo um registo bastante compreensivo das suas características e especificações técnicas.

Terás uma tela de 5.5 polegadas, tecnologia Super AMOLED com resolução Full-HD 1080p. O seu sistema operativo será o Android 7.1.1 Nougat e não tenho dúvidas de que será um dos primeiros a receber o Android O assim que esteja disponível para o grande público. Será certamente compatível com os acessórios Moto Snaps ou Moto Mods, sendo esse um dos maiores pontos de venda da linha "Z".

O seu processador, muito provavelmente será o Snapdragon 835 com 8 núcleos de processamento (4x2.35 GHz Kryo e 4x1.9 GHz Kryo). Com 4 ou 6GB de memória RAM e 64 ou 128GB de armazenamento interno expansível, o Motorola Moto Z2 terá ainda uma câmara dupla de 12MP com estabilização ótica da imagem e laser autofocus. Para selfies terás uma câmara de 8MP com flash duplo frontal.

Estes novos equipamentos da Motorola serão apresentados em breve. A nova família Moto E4 deverá ser oficializada já em junho ao passo que o próximo topo de gama Motorola Moto Z2 deverá ser apresentado em meados de julho. De qualquer forma, estaremos atentos a qualquer novidade.

Qual a tua cor favorita para os Motorola Moto E4? E do Motorola Moto Z2, o que esperas?

Outros assuntos relevantes:

Microsoft Surface Mobile: A vida após o Windows Phone?

Será este o LeEco Le X920 com Snapdragon 820 e 4GB de RAM?

OnePlus 5 chegará também com a tonalidade Roxa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.