Surface Mobile
Surface Mobile, o próximo capítulo da Microsoft?

Já há algum tempo que não tínhamos notícias sobre aquele ser mítico chamado Surface Phone, o smartphone que viria salvar o Windows Phone mas é a primeira vez que ouvimos falar do Surface Mobile. Escusado será dizer que o Windows Phone morreu e que a Microsoft não iria simplesmente baixar os braços e desistir de vez do mercado mobile. Será seguro dizer que, entre tantos rumores pouco credíveis e escassas fugas de informação o mais certo é este Surface Phone ter sido arrumado na prateleira. Ou na mesma gaveta que o Windows Phone.

Como será a vida após o Windows Phone? A Microsoft já estará a desenvolver uma nova abordagem ao mercado mobile. Com todos os meios, saber e influência de mercado a gigante de Redmond tem todas as armas de que necessita, resta só o querer e a coragem de começar de novo.

Vê ainda: Porque é que o Android demora tanto a ser atualizado?

   

Hoje tivemos conhecimento de várias fugas de informação, algumas muito obscuras e em cuja credibilidade não deposito muita confiança. De acordo com uma fonte chinesa, notícia entretanto avançada pelo já mais credível blog MSPoweruser, temos muitos detalhes bastante interessantes. Pelo menos na China este dispositivo mítico não se chamará  Surface Phone mas sim Surface Mobile.

O que será o Surface Mobile?

Segundo consta, o Surface Mobile poderá funcionar como um pequeno projetor. Isto é, terá  um pequeno projetor incluído que se revelará bem útil quando estivermos a usar o equipamento no modo Continuum. Confuso?

Continuum Microsoft Surface Mobilejpg
Modo Continuum da Microsoft

Na prática poderás abdicar de um monitor convencional quando estiveres a fazer alguma apresentação ou a trabalhar fora de casa. Pelo menos durante uma hora ou até que a bateria comece a fraquejar. Para os mais distraídos o modo Continuum é uma das melhores soluções que tentam tornar o smartphone num PC (a Samsung tentou o mesmo com a DeX). Neste modo poderás usar o smartphone praticamente como um PC e depois de conhecer o Windows 10 S creio que a Microsoft pode mesmo conseguir ter sucesso neste quesito.

Este Surface Mobile também teria uma espécie de base ou de stand para que possas inclinar o dispositivo até 185º. Seria bem mais útil para projetar alguma coisa na parede e, em segundo lugar, para utilizar o equipamento como máquina de trabalho é necessário uma posição de escrita confortável. Tal como já temos na família Microsoft Surface.

Segundo consta, a funcionalidade de projecção será limitada a uma hora de utilização, infelizmente. Por outro lado isto tem a sua lógica, um projector aquece bastante e todo este calor gerado poderia danificar o smartphone. Além disso a autonomia de bateria sofreria um enorme revés. Mais ainda, não sabemos qual será a capacidade desta, pelo menos para já.

Contudo, talvez a característica mais importante do Surface Mobile, e algo que os fãs da Microsoft certamente desejam será a possibilidade de utilizar a Surface Pen no smartphone. O melhor de tudo é que, segundo consta, esta Pen seria concedida especificamente para o Surface Mobile. Portanto será de esperar que o equipamento traga uma stylus à semelhança dos equipamentos Galaxy Note. Seria uma grande mais-valia a nível de produtividade.

Por falar nisso, a nível de produtividade e de software, a Surface Pen será capaz de abrir automaticamente o OneNote com um simples toque da caneta no ecrã ou tela do Surface Mobile. Algo que seria extremamente útil e prático no dia-a-dia para tirar notas e apontar informações e não perder tempo.

Características do Surface Mobile

Microsoft Surface Mobile
Suposto Microsoft Surface Mobile

Aqui temos boas e más notícias. Começando pelas boas, o Surface Mobile utilizará um “motor”, um processador da Qualcomm, mais concretamente um SoC Qualcomm. “Teremos um bom equilíbrio entre potência e consumo energético”. Pelo lado negativo a frase anterior quase que dá a entender que termos um “motor” de gama média ou gama média-alta no suposto topo de gama (flagship) da Microsoft. Seria muito infeliz (ou pelo menos nada impressionante) ver um processador da linha Snapdragon 6xx no dispositivo que traria a Microsoft de volta ao mercado dos smartphones. Teremos que esperar para ver.

Qual será o Software no Surface Mobile?

Estamos a falar da Microsoft portanto teremos certamente uma versão ou variante do seu Windows 10 Mobile. Contudo, esta fonte refere várias vezes que teremos suporte para aplicações convencionais do tipo Win32. Em suma, poderias abrir programas .exe tal como no teu PC. A ser verdade isto seria uma grande revolução no mercado dos smartphones ao ir bem mais além do que as Apps Universais. Resta saber se esta capacidade estará limitada ao modo Continuum ou não mas, de qualquer forma, são novidades empolgantes.

Por último, a fonte chinesa refere ainda dois nomes que não me parecem ser referentes a programa ou funcionalidades. Surface Peking e Surface Slavonia, creio que se tratem de nomes de código para novos dispositivos da linha Surface Mobile. Portanto poderemos ter mais de que uma categoria ou gama de smartphones com diferentes especificações e características técnicas? Mais uma vez, temos que esperar para ver.

Expectativas para o Surface Mobile

Apesar da fonte algo obscura, as informações apresentadas parecem bastante legítimas. Existia até um vídeo do equipamento mas entretanto foi eliminado. Infelizmente a notícia não incluiu nenhuma foto do dispositivo ou das características referidas. Mesmo assim, acredito que este será o futuro da Microsoft. Um futuro para além do Windows Phone. Um futuro em que a Microsoft não tenta ser mainstream ao competir com a Apple e a Google. Um futuro em que a Microsoft pode sem dúvida brilhar e apresentar produtos dedicados ao mercado de trabalho.

Resta saber se a estratégia da marca dará frutos. Ainda não temos informações concretas sobre as características, preços ou datas para esta família Surface Mobile mas estaremos atentos aos desenvolvimentos deste tema.