Motorola Moto G53 e Moto G73 revelam especificações incríveis para 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Motorola prepara-se para lançar globalmente dois novos smartphones Android qualidade / preço que prometem conquistar a preferência dos consumidores em 2023. Em causa estão os modelos Motorola Moto G53, bem como o modelo Motorola Moto G73.

Aos fãs da marca e potenciais consumidores podemos agora dar a conhecer o aspeto geral dos próximos smartphones Android desta marca atualmente detida pela Lenovo. Temos assim dispositivos com margens retas e linhas modernas a chegar muito em breve.

Estes são os próximos Motorola Moto G53 e Motorola Moto G73

smartphone Motorola Moto G73

Importa frisar que ambos os modelos destes smartphone foram previamente anunciados na China como, aliás, é prática comum junto de várias fabricantes. Porém, até ao momento não haviam surgido relatos e provas das respetivas versões globais destes smartphones.

Algo que muda agora manifestamente para melhor. Dito isto, para quem estiver a estudar uma próxima compra ou atualização de smartphone, ambos os modelos Motorola trazem argumentos de peso.

Sobretudo para quem não se quer exceder muito no orçamento e procura, desse modo, um smartphone qualidade / preço. Senão, vejamos as suas caraterísticas técnicas principais.

O melhor smartphone será o Motorola Moto G73

Motorola Moto G73

Atentando no material divulgado pelas fugas de informação o smartphone Motorola Moto G73 é extremamente similar, esteticamente, ao atual Moto G72. Terá, desse modo, um corpo construido integralmente em plástico, o que não é necessariamente mau.

Veja-se, por exemplo, a maior durabilidade e resistência a quedas (e até alguns riscos) face a alguns tipos de vidro mais baratos comummente usados em smartphones desta gama. Ou seja, terás menos hipóteses de quebrar a sua traseira.

Por outro lado, as especificações técnicas do smartphone Motorola Moto G73 global serão quase as mesmas da versão apresentada previamente na China. Dito isto, vejamos a súmula das mesmas, em seguida.

Versão europeia do smartphone deve optar por um chipset MediaTek Dimensity 930

Motorola Moto G73

Na Europa tal como na China o Motorola Moto G73 terá um ecrã de 6,5 polegadas, tecnologia IPS LCD com resolução Full-HD+, ou seja, 1080 x 2400 pixeis. Podemos também dar conta da alta taxa de atualização até 120 Hz para maior fluidez dos conteúdos.

O modelo de smartphone Motorola Moto G73 deve chegar à Europa com o chip MediaTek Dimensity 930, ao invés do SoC Qualcomm usado na China. Ademais, contamos agora com 6 GB ou 8 GB de memória RAM, bem como até 256 GB de armazenamento interno expansível através de cartão de memória micro SD.

smartphone Motorola Moto G73

O smartphone Motorola Moto G73 chegará disponível em cinza / azul-escuro, esquema de cor batizado de Meteorite Gray conforme apontam as fugas de informação. Poderá também chegar-nos vestido de azul-escuro, já de acordo com fontes diversas.

Teremos ainda uma bateria de 5 000 mAh no smartphone com carregamento rápido a 30 W de potência. O melhor de tudo? Bom, contamos com o sistema operativo Android 13 da Google já instalado logo que tirarmos o smartphone da caixa.

Câmaras fotográficas de 50 MP e 8 MP neste smartphone Motorola

smartphone Motorola Moto G73

O departamento fotográfica será composto por duas câmaras. Ao que tudo indica, teremos uma principal de 50 MP com ótica grande angular, ao passo que a segunda será uma ultra-grande angular de 8 MP.

Teremos ainda uma câmara fotográfica frontal de 16 MP com abertura focal de f /2,4 para captar melhores selfies.

O mais acessível será o Motorola Moto G53

smartphone Motorola Moto G53
Os possíveis esquemas de cor para o smartphone Motorola Moto G53. Crédito: GSMArena

A chegar em pelo menos dois esquemas de cor, do mais escuro ao mais claro e igualmente construído em plástico, o Motorola Moto G53 será o modelo mais barato. Em primeiro lugar, o seu processador será o chipset Snapdragon 480+ da Qualcomm, um novo SoC de gama baixa ou de entrada.

Terá, porém, poder suficiente para lidar com as tarefas do quotidiano como redes sociais, comunicações e até alguns jogos mais leves graças também aos 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno.

Ou seja, apesar de o SoC ser relativamente limitado, ou melhor dito, modesto, temos uma saudável quantidade de memória RAM que promete agilizar o desempenho. Em simultâneo, temos também uma boa quantidade de memória interna no telemóvel Motorola.

Até 6GB de RAM e 128 GB de armazenamento com o Snapdragon 480+

smartphone Motorola Moto G53

Tal como na sua versão lançada na China, o smartphone Motorola Moto G53 tem um ecrã de resolução HD+ com 6,5 polegadas e alta taxa de atualização até 120 Hz. Assim, apesar de a resolução não impressionar ninguém, com 1600 x 1700 pixeis, temos pelos menos a garantia de maior fluidez na apresentação dos conteúdos.

Já na sua traseira temos uma câmara principal de 50 MP com ótica grande angular no sensor primário com abertura focal de f/1,8 nesta unidade. Ademais, temos uma câmara auxiliar de 2 MP para fotografia macro. Já a câmara frontal, para selfies, terá 8 MP de resolução e abertura focal de f/2,0.

smartphone Motorola

O smartphone partilhará também a bateria de 5 000 mAh de capacidade, ainda que não tenha carregamento rápido. Aliás, verifica-se o oposto com carga limitada a 10 W de potência.

Por fim, resta-nos agora ficar a conhecer o preço oficial de venda ao público de ambos os smartphones, bem como a sua data de chegada ao mercado na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.