Xiaomi vai lançar este 'iPhone' e pode ser o teu próximo smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante chinesa liderada por Lei Jun, a Xiaomi, prepara-se para lançar no mercado global a sua nova gama de smartphones Android topo de gama, a linha Xiaomi 13. Teremos pelo menos dois modelos, com um possível Xiaomi 13 Ultra a chegar em ocasião posterior, fortemente focado na experiência e qualidade de fotografia.

Entretanto, temos mais detalhes e informações, nomeadamente imagens reais do molde do smartphone na sua versão base, o Xiaomi 13. Graças a este novo material fica evidente a sua semelhança, em determinados aspetos, com os novos iPhone.

smartphone Android Xiaomi 13
O smartphone Xiaomi 13, em branco, tal como foi apresentado na China.

O seu aspeto geral, com margens retas, aspeto angular e uma ilha de câmaras fotográficas igualmente angular, com formato próximo do quadrado apresenta semelhanças com os Apple iPhone 14.

Xiaomi 13 apresenta várias semelhanças de design com os Apple iPhone 14

smartphone Xiaomi 13

Em primeiro lugar importa clarificar que estas imagens foram divulgadas através da rede social Twitter numa colaboração entre a publicação pitgou com o leaker @xleaks7. Em seguida podem contemplar o seu molde no vídeo recentemente publicado.

O resultado? Um vídeo com o suposto molde do smartphone Xiaomi 13, bem como várias imagens dos respetivos moldes em diferentes ângulos. Ao que tudo indica, a versão global, a chegar também a Portugal, manterá este mesmo design.

O vídeo supra mostra-nos em particular pormenor, as margens, formato geral, principais elementos de design e conceção do smartphone Android de nova geração. O destaque positivo vai para as margens extremamente diminutas e simétricas.

Design angular com margens simétricas para o smartphone Xiaomi 13

At present, the mobile phone with the narrowest chin is Xiaomi 13. It seems that S23 can't surpass him. pic.twitter.com/DjU5LrLc7Z

— Ice universe (@UniverseIce) 14 de janeiro de 2023

O seu aspeto geral tem sido alvo de boas críticas principalmente pelos bezels extremamente reduzidos e simétricos. Com efeito, este foi um dos aspetos que mais apreciei nos atuais Samsung Galaxy S22, sobretudo na sua versão base.

Por outro lado, como sabemos, nos Apple iPhone temos ainda o seu notch a ocupar uma boa porção do ecrã na sua margem superior. É algo atenuado com a Ilha Dinâmica dos modelos Apple iPhone 14 Pro, mas não deixa de estar presente.

Que pensez-vous de la version blanche du Xiaomi 13 ?#Xiaomi #Xiaomi13 #UniversXiaomi pic.twitter.com/2rhgoCPnNt

— Univers Xiaomi (@UniversXiaomi) 14 de janeiro de 2023

Assim sendo, com o modelo da Xiaomi já anunciado no passado mês de dezembro na China, temos amplo acesso a imagens, vídeos e representações do produto. A única dúvida seria a possível alteração de alguns elementos para a sua versão global.

Porém, face às provas que chegam gradualmente à Internet, tudo aponta para a manutenção deste design sóbrio, algo familiar e próximo do iPhone, mas sobretudo elegante. Ou seja, este será o aspeto do Xiaomi 13, um dos próximos smartphones a chegar a Portugal no 1.º trimestre de 2023.

MWC Barcelona 2023 será o palco de apresentação dos Xiaomi 13 na Europa

Xiaomi 13 series global debut during the MWC 2023. Xiaomi will showcase the flagship Leica camera phone (ultra) during the event.#Xiaomi pic.twitter.com/ZCxFzEhRbA

— Mukul Sharma (@stufflistings) 10 de janeiro de 2023

O grande certame tecnológico de Espanha, a Mobile World Congress (MWC) será o palco escolhido pela Xiaomi para trazer o smartphone para a Europa. Ainda que a fabricante não o tenha ainda confirmado oficialmente, a fuga de informação supra não deixa dúvidas, sobretudo partindo de uma fonte de confiança como o leaker em questão.

Dito isto, aguardamos ainda assim pela pronúncia oficial da marca, na certeza porém de termos aqui um rival à altura dos Apple iPhone 14 para quem procura um smartphone Android mais competitivo.

#Xiaomi13 and #iPhone14Pro comparison. pic.twitter.com/bPnvGZvADE

— Nishant Pathak (@NishantBareilly) 12 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.