MIUI 14 com Android 13 já disponível para estes smartphones Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica chinesa Xiaomi é uma das marcas mais respeitadas no mercado dos dispositivos móveis. Porém, a sua política de atualizações de software pode ainda melhorar e por isso, é com manifesto agrado que damos conta do início da distribuição oficial da MIUI 14.

Esta é a interface proprietária da marca chinesa, baseada já no sistema operativo Android 13 da Google, a mais recente versão desta plataforma para smartphones, tablets e demais dispositivos móveis. Agora, conforme os relatos mais recentes, os telemóveis Xiaomi 12S, bem como o Xiaomi 12S Ultra estão já a receber a tão aguardada atualização geral.

Android 13 chega aos smartphones Xiaomi através da MIUI 14

Xiaomi MIUI 14

É o início da chegada do Android 13 aos telemóveis da marca, naquela que é uma das distribuições mais aguardadas do ano. A mesma tem-se feito esperar desde que a Google disponibilizou globalmente o Android 13 durante o verão, pecando já pela demora a chegar aos smartphones Xiaomi.

Recordamos ainda que a interface MIUI 14 foi anunciada com os novos Xiaomi 13 no início de dezembro. Agora, temos os primeiros telemóveis Xiaomi, que não os topos de gama recém-anunciados, a receber esta mesma atualização na versão estável.

Dito isto, após a chegada da compilação de firmware (software de sistema) com o número 14.0.2.0.TLACNXM, e com um total de 5,7 GB, está dado o tiro de partida! Daqui em diante veremos mais modelos de smartphones Xiaomi a receber estas novidades.

Começa a distribuição da versão estável da MIUI 14

Android Xiaomi

A propósito, podem consultar a lista de modelos, com indicação dos primeiros equipamentos a receber esta benesse, ainda que vários outros também estejam na lista de equipamentos eleitos.

A atualização e sistema chega com várias melhorias para os respetivos produtos da marca. O mote está na simplificação dos elementos visuais, libertando mais espaço e recursos para que todo o desempenho do telefone / tablet seja favorecido.

Temos recursos novos como o motor photon para que as aplicações de sistema e de terceiros corram de forma mais suave e estável, enquanto exigem menos recursos. Além disso, temos mais capacidades de poupança de energia, otimizações gerais, e mais recursos de privacidade.

Por fim, esta distribuição deve atingir a Europa durante o 1.º trimestre de 2023. Até lá, a fabricante também deverá apresentar globalmente os seus novos smartphones Android topo de gama, os Xiaomi 13 e 13 Pro.

MIUI 14Booted. pic.twitter.com/pyrxeoEW9z

— Tech Star Shahrukh (@techstarsrk) 12 de dezembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.