Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

MIUI 13: estes são os próximos smartphones Xiaomi a receber o Android 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A MIUI 13, a mais recente versão da interface própria da Xiaomi baseada no Android 12 da Google está praticamente pronta para ser distribuída a uma das mais populares gamas de smartphones Xiaomi. Segundo avança o portal Xiaomiu, a nova compilação de firmware não tardará em ser distribuída globalmente via OTA.

Em causa está a gama de smartphones Xiaomi Redmi Note 10 composta por quatro modelos. A saber, temos o Xiaomi Redmi Note 10s, Redmi Note 10 5G, Redmi Note 10 (4G), bem como o modelo mais avançado desta linha, o Xiaomi Redmi Note 10 Pro.

A gama Redmi Note 10 é a próxima a ser atualizada com a MIUI 13

smartphone Xiaomi Redmi Note 10S
O smartphone Xiaomi Redmi Note 10S custa desde 224 € na Amazon.ES

A MIUI 13 foi revelada oficialmente a 28 de dezembro de 2021 com os novos smartphones Xiaomi 12. A partir de então a atualização de sistema começaria a chegar gradualmente aos mais variados dispositivos da tecnológica chinesa, com primazia a ser dada aos modelos de gama alta como os Mi 11. No entanto, agora temos dispositivos de gama média prontos a ser atualizados.

De acordo com o portal Xiaomiui os primeiros modelos a serem atualizados serão os Redmi Note 10 e o Redmi Note 10 Pro, com a versão mais barata (Note 10S) e a versão 4G a terem que esperar um pouco mais pela chegada das novidades.

Não obstante, para o Redmi Note 10 (5G) com o nome de código Mojito chegará a compilação de firmware (global) com o número V13.0.1.0.SKGMIXM. Por outro lado, para o modelo Redmi Note 10 Pro, com o nome de código Sweet, chegará a compilação de firmware (global) com o número V13.0.1.0.SKFMIXM.

Até fevereiro começa a chegar o Android 12 aos Redmi Note 10

Xiaomi Redmi Note 10
Identificação das compilações de firmware a chegar aos Redmi Note 10. Crédito: Xiaomiui

Importa notar que a Portugal chegará a versão europeia da ROM Global. Isto é, teremos as ROM's "European (EEA)" com números de compilação distintos. A saber, a V13.0.1.0.SKGEUXM para o Note 10, bem como a V13.0.1.0.SKFEUXM para o Note 10 Pro.

De acordo com este portal a atualização será disponibilizada nos próximos dias, ou o mais tardar, até ao início de fevereiro. É importante notar que as atualizações são feitas de forma gradual e faseada, chegando por lotes às diferentes regiões.

Esta será uma das maiores atualizações a chegar aos dispositivos móveis da tecnológica chinesa, trazendo não só novas funções, como também melhorias no design e apresentação de conteúdos com inspiração no Material Design da Google.

Por fim, caso queiram verificar a elegibilidade do vosso smartphone para a nova MIUI 13 podem fazê-lo com a aplicação MIUI Downloader (gratuita), com mais informações sobre cada nova compilação de firmware.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.