MIUI 12: as 7 grandes novidades para telemóveis Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

A MIUI 12 é a mais recente versão da interface do utilizador (UI) para os telemóveis Android da Xiaomi. Estas são as maiores novidades e melhorias que podes esperar da atualização que promete melhorar bastante a tua experiência de utilização.

A distribuição oficial começará no final de junho, ocorrendo em sucessivas vagas. Em seguida, descobre os destaques da MIUI 12, a lista oficial de smartphones Xiaomi eleitos para a atualização, bem como as datas de chegada aos telemóveis.

1. Gestos de navegação e animações nos smartphones Xiaomi

Cada nova versão da MIUI implementa elementos distintos e, com a MIUI 12, temos novas animações para itens móveis, além das várias ações que podemos fazer na interface. A Xiaomi implementa, assim, transições e animações muito suaves.

As novidades estão presentes na interação com as aplicações na lista de apps, ao rodar o ecrã (vertical, ou horizontal), ao abrir e fechar algumas apps e ao ativar, ou desativar, algumas funções. Temos também novas animações nas transições de ecrãs.

De acordo com a Xiaomi, o novo design deve-se à implementação de tecnologias como o MiRender, MAML e Folme, os "motores" de que criaram os novos gráficos e elementos dinâmicos da interface.

2. Dark Mode 2.0 - novo Modo Escuro

Xiaomi

O novo modo escuro da MIUI 12 terá uma adaptação inteligente ao longo do dia. Na prática, o telemóvel ajustará o tema do smartphone consoante o passar das horas, escurecendo-o à noite, e clareando os gráficos durante o dia.

Esta implementação vai mais além ao ajustar automaticamente vários elementos de acordo com a hora do dia. Chama-se wallpaper dimming, ou atenuação do papel de parede, fazendo a gestão durante o ciclo diário, tanto no brilho, como na saturação.

O contraste varia consoante o brilho do ecrã

Xaiomi

Assim, ao invés de apenas escurecer todos os elementos gráficos, a MIUI 12 adaptará o tamanho, contraste e brilho das letras para facilitar a leitura ao longo do dia. O texto variará entre tons de cinza, ao preto, ou branco, consoante a hora.

Isto significa que poderás usar o dark mode, ou modo escuro, mesmo durante o dia sem comprometer a legibilidade do texto e visibilidade dos elementos gráficos da MIUI 12. Além disso, sentirás menor fadiga ocular ao usar telemóveis Xiaomi.

Até ao momento resta saber se estes ajustes funcionarão apenas com os temas oficiais, ou também com os demais.

3. Reforço da segurança e privacidade

MIUI 12

A Xiaomi quer reforçar a privacidade e segurança dos utilizadores e, para tal, introduz três novas ferramentas. A Flare (sinalizador), Barbed Wire (arame farpado) e Mask (máscara) que trabalharão em conjunto nos telemóveis Xiaomi.

O Flare registará o comportamento das aplicações, apresentando ao utilizador um relatório dos pedidos de permissões e atuação de cada app. Também emitirá avisos sempre que uma app quer aceder a recursos como o microfone, câmaras, ou GPS.

O Barbed Wire dá maior controlo ao utilizador sobre as permissões pedidas pelas apps. Se, por exemplo, uma aplicação pode, ou não, ter acesso ao microfone, ou GPS e outras permissões, apenas uma vez, ao ser utilizada, ou sempre.

O Mask vai impedir que determinadas aplicações, que não de confiança, tenham acesso a informações sensíveis do telemóvel e do utilizador. Protegerá dados como o IMEI do smartphone, registos no calendário, histórico de chamadas e não só.

4. Super Wallpapers - Terra e Marte

A MIUI 12 conta com um leque de fundos animados, apelidados pela Xiaomi de Super Wallpapers" com a temática dominante a ser o Espaço e, mais concretamente, o planeta Terra e Marte. Ambos os fundos 3D estarão disponíveis nos telemóveis Xiaomi.

O destaque vai para o grande realismo das imagens apresentadas, algo que se deve à utilização de material fotográfico captado pela NASA nas suas missões de exploração espacial. Algo que valeu à Xiaomi elogios por parte da agência norte-americana.

Os fundos dinâmicos vão mudar consoante a hora, e sempre que o Modo Escuro for ativado, passarão a apresentar cenas noturnas em ambos os temas. Há, portanto, uma boa integração entre os Super Wallpapers e o Dark Mode 2.0.

Entretanto, já podes descarregar os papéis de parede estáticos da MIUI 12, segue esta ligação para o Google Fotos.

5. Atividade física e centro de fitness

MIUI 12

Através dos sensores presentes nos smartphones Xiaomi e Redmi como, por exemplo, o pedómetro e giroscópio, o registo das atividades físicas será mais preciso, suportará mais modalidades e adaptar-se-á aos hábitos do utilizador.

Na prática, terás acompanhamento de modalidades como a corrida, ciclismo, caminhada, escadas subidas e outras atividades físicas praticadas dentro, ou fora de casa. De acordo com a Xiaomi, o registo será tão fiel (96%) quanto o Apple Watch.

Este novo centro de atividade física também poderá agregar dados de relógios inteligentes, ou pulseiras da Xiaomi e Redmi, completando as métricas colhidas.

Registo da qualidade e ciclos de sono

MIUI 12

A Xiaomi também permitirá acompanhar a qualidade de sono a partir do telemóvel. O novo centro de informações dar-te-á várias métricas como os ciclos de sono, a duração da fase REM, sono leve, pequenas sestas e interrupções no descanso.

Mais ainda, na MIUI 12 o telemóvel pode fazer gravações automáticas quando reconhece que estás a ressonar. Isto para que tenhas noção do que se passa durante as fases mais agitadas do sono e, a partir daí, possas melhorar o repouso.

6. Sensory Visual Design

Um design limpo, fácil de interpretar e com toda a informação necessária, resumida e simples de entender. Este é o propósito da nova filosofia de design e apresentação de dados, dentro do menu das Definições, ou Configurações do telefone.

A MIUI 12 agregará várias métricas em gráficos de simples interpretação, com fundos claros, ou escuros, e categorias sinalizadas por diferentes cores. O objetivo é diminuir a saturação de métricas apresentadas ao utilizador e simplificar a leitura.

Assim, ao invés de nos serem apresentados vários blocos de texto, teremos mais elementos visuais como os gráficos.

7. IA capaz de atender chamadas em telemóveis Xiaomi

A assistente virtual presentes nos smartphones Xiaomi e Redmi terá mais capacidades. A Xiao AI poderá atender chamadas, dependendo da região e claras indicações do utilizador, sempre com o objetivo de simplificar o uso dos terminais.

De acordo com a tecnológica chinesa, esta função foi trabalhada durante mais de 6 meses, ganhando experiência com mais de 4 milhões de chamadas atendidas, estando agora pronta para ser entregue ao utilizador final nos telemóveis Xiaomi.

O utilizador poderá definir um modo automático, ou manual, para responder automaticamente às chamadas telefónicas. A mediação será feita pela IA e poderemos escolher o idioma de funcionamento para esta nova opção.

Temos mais novidades na MIUI 12

Assim que a MIUI 12 chegue ao teu telemóvel Xiaomi poderás abrir algumas aplicações numa janela pequena, bastando para tal um simples gesto de navegação. Isto será útil para ver vídeos em miniatura, ou manter uma videochamada aberta.

Temos um novo modo de aceleração de jogos, com a concentração dos recursos do telemóvel para otimizar o desempenho ao jogar nos smartphones Xiaomi e Redmi. Aqui teremos, por exemplo, uma melhor gestão de RAM e do processador.

Há ainda um reforço da acessibilidade na MIUI 12, com a interface a possibilitar a transcrição de conversas para deficientes auditivos, entre outras funções nesse sentido como novas opções para tirar notas, ou anotações.

A MIUI 12 chega aos telemóveis Xiaomi a partir de junho de 2020

Até ao momento, esta é a lista oficial de smartphones Xiaomi com atualização confirmada para a MIUI 12. Vale frisar que o update será gradualmente distribuído em três grandes fases, ou vagas, de atualização.

Os primeiros telemóveis Xiaomi começam a receber as novidades no final de junho e, a partir daí, seguem-se os demais de acordo com a ordem publicada pela fabricante. De fora, para já, estão vários equipamentos como o POCO F1 e o X2, entre outros.

Entretanto, está disponível a versão de testes (beta) da interface em questão, com a distribuição a ter início na China. Entretanto, já te podes inscrever para testar a versão beta global da MIUI 12 - através desta plataforma.

Primeira vaga de atualizações

  • Xiaomi Mi 10
  • Mi 10 Pro
  • Mi 10 Youth Edition
  • Mi 9 Pro 5G
  • Mi 9
  • Redmi K30 Pro/ K30 Pro Zoom
  • Redmi K30 5G/ 4G
  • Redmi K20 Pro/ K20 Pro Premium Edition
  • Redmi K20

Segunda vaga

  • Xiaomi Mi Mix 3
  • Mi Mix 2S
  • Mi CC9 Pro
  • Mi CC9 Meitu Edition
  • Mi9 SE
  • Mi 8 Transparent Edition
  • Redmi Note 8 Pro
  • Redmi Note 7 Pro
  • Redmi Note 7

Terceira vaga

  • Xiaomi Mi CC9e
  • Mi Note 3
  • Mi Max 3
  • Mi 8 Youth Edition
  • Mi 8 SE
  • Mi Mix 2
  • Mi 6
  • Mi 6X
  • Redmi Note 8
  • Redmi 8
  • Redmi 8A
  • Redmi 7
  • Redmi 7A
  • Redmi 6 Pro
  • Redmi 6
  • Redmi 6A
  • Redmi Note 5
  • Redmi S2

A MIUI 12 é uma das maiores novidades da Xiaomi em 2020 e, olhando para o seu histórico, muito provavelmente, veremos mais smartphones a serem adicionados a esta lista. Entretanto, a marca já confirmou o desenvolvimento da MIUI 13.

Chegou a Beta estável Global da MIUI 12

MIUI
A Xiaomi está à procura de interessados em testar a versão global beta.

Aos utilizadores interessados, já é possível testar a MIUI 12 na sua versão estável global nos telemóveis POCO F1, Redmi Note 8 Pro e Redmi Note 7. O anúncio foi feito na página oficial da Mi Community, procurando interessados nesta versão.

A Xiaomi procura agora interessados em testar a MIUI 12, com a beta estável global a chegar a um grupo selecionado. Para tal, é necessário aderir ao canal de Telegram criado para o efeito e aguardar a decisão dos responsáveis.

O procedimento necessário está explicado acima, na página da Mi Community, com um número limitado de vagas disponíveis.

Como atualizar o telemóvel Xiaomi para a MIUI 12?

A todos os telemóveis Xiaomi, eleitos para a atualização, chegará uma notificação de sistema, presente na barra superior (de notificações). A partir daí, terão acesso ao download e instalação das novidades, assim que estiverem disponíveis.

Alternativamente, o utilizador pode verificar manualmente a disponibilidade da atualização. A partir do ecrã inicial (home), acedemos a Definições / Configurações > Sobre o Telefone > Atualização do sistema.

Entretanto, descobre a lista dos melhores telemóveis Xiaomi, prontos para cativar o teu interesse. Além disso, vê os melhores gadgets Xiaomi no mercado, com itens que vais querer comprar!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.