Mito ou verdade: será que o teu iPhone te ouve?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Check Point Software Technologies mergulhou a fundo nos mistérios e mitos que rodeiam o iPhone. Se és daqueles que se pergunta se o teu iPhone te está a ouvir, esta pesquisa agora revelada é para ti. Afinal, com o telemóvel sempre ao teu lado, não seria estranho se ele soubesse mais do que deveria.

A Apple, em resposta a um inquérito do Congresso dos EUA em 2018, deixou claro: "O cliente não é o nosso produto e o nosso modelo de negócio não depende da recolha de grandes quantidades de informações de identificação pessoal.". Mas então, por que às vezes sentimos que os iPhones nos ouvem?

A Siri e a publicidade

Uma das principais funções do iPhone que pode dar essa impressão é a Siri. A assistente virtual está programada para estar sempre atenta ao comando "Hey Siri". Mas, e depois disso? A Apple assegura que grande parte da informação é processada localmente, uma mudança recente que afasta o processamento da nuvem.

E quanto à publicidade? Aqui entra o poder dos algoritmos de aprendizagem automática. Eles analisam a linguagem para segmentar anúncios. Se falaste sobre comprar um carro novo e logo apareceram anúncios de carros, não é coincidência. Mas também não significa que o teu iPhone te ouviu secretamente.

Quando se trata de aplicações de terceiros, a Apple exige consentimento explícito para aceder ao microfone. Todas as apps passam por uma revisão rigorosa para garantir a conformidade com as políticas de privacidade antes de chegarem à App Store. Claro, a Apple faz o seu melhor para garantir que os iPhone não espiem os utilizadores. Mas, em teoria, acidentes podem acontecer.

Dicas de privacidade para o teu iPhone

Se estás preocupado com a privacidade, lembra-te que os iPhone mais recentes têm um indicador que mostra quando o microfone e a câmara estão a ser utilizados. Além disso, aqui estão algumas dicas para aumentar a tua privacidade:

  • Desativa o microfone para a Siri e apps individuais: podes desativar o 'Hey Siri' e rever as permissões do microfone para cada app nas 'Definições' do teu iPhone. Se não quiseres que uma app específica tenha acesso ao teu microfone, basta desativar essa opção.
  • Usa uma VPN para mais segurança: considera a utilização de uma VPN para proteger a tua privacidade. Uma VPN encripta a tua ligação à Internet. Torna mais difícil para terceiros intercetarem os teus dados. Escolhe um fornecedor de VPN reputado e lê cuidadosamente a sua política de privacidade antes de usar o serviço.

Pode haver casos de spyware implantado em telemóveis, em situações excecionais. Mas isto geralmente afeta indivíduos com um perfil mais elevado ou aqueles que são alvo específico de espionagem. Os iPhones com jailbreak também podem estar mais suscetíveis a tais riscos. No entanto, para a maioria dos utilizadores, estas são preocupações relativamente remotas.

Veredicto: O iPhone não te está a ouvir constantemente

A pergunta permanece: os iPhone estão a ouvir-nos ilegalmente? A resposta, com base nas informações disponíveis e nas políticas da Apple, parece ser um claro não. Embora existam capacidades técnicas que permitem a deteção de comandos de voz e a segmentação de anúncios com base em algoritmos, a Apple e os programadores de aplicações estão vinculados por regras rígidas de privacidade e consentimento.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.