Microsoft testa sistema de inteligência artificial para exames de condução

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft recentemente entrou em colaboração com o escritório regional de transportes na cidade de Dehadrun, na Índia. O objetivo foi testar um sistema de inteligência artificial que acompanha os alunos nos devidos exames de condução.

De acordo com o diretor de investigação da Microsoft na Índia, este sistema elimina a necessidade da presença de um instrutor humano. A Microsoft tem um vídeo no YouTube a demonstrar como funciona o sistema de inteligência artificial.

Como podes ver pelo vídeo, o sistema utiliza poucos recursos, necessitando apenas de um telemóvel. O equipamento é colocado no suporte, onde lê a face do aluno e monitoriza todas as suas manobras. Câmaras embutidas à frente e atrás monitorizam a trajectória do veículo e distância de objetos.

Através deste sistema, alunos conseguem receber feedback direto para proceder às manobras da forma mais eficaz e segura. A inteligência artificial está preparada para reconhecer manobras como estacionamento paralelo e circulação em rotundas.

Exames de condução na Índia são pouco regulados

Este sistema pode vir a colocar algum rigor e monitorização nos exames de condução na Índia. Infelizmente, é habitual na Índia os instrutores não prestarem atenção aos examinandos, sendo que muitas vezes os exames são feitos por outras pessoas em lugar do examinando.

Além disso, os instrutores por vezes não estão atentos aos parâmetros e não avaliam corretamente os examinandos. Um estudo feito pela SaveLIFE Foundation revelou que 59% dos detentores de cartas de condução nem sequer passarem pelo exame de condução. Uma inteligência artificial irá ajudar a resolver algumas destas lacunas no sistema de ensino de condução na Índia.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi TV 5 tem especificações reveladas em novas imagens!
  • Esta capa para o iPhone 11 custa mais de 60 mil Euros e tem meio quilo de ouro!
  • xHelper: o novo malware Android impossível de se apagar e que é preocupante!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.