Microsoft Teams tem novo recurso muito útil, mas que não é para todos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft prepara-se para dar uma nova funcionalidade bastante útil à plataforma Teams.

O recurso vai permitir a partilha de conteúdos de outras aplicações abertas na barra de tarefas de um desktop, mas que, para já, não vai estar acessível a todos os utilizadores.

Novo recurso do Microsoft Teams permite partilha de conteúdos sem interromper videoconferências

A atualização no Windows 11 Insider Preview Build 22499 para o Canal Dev vai facilitar a partilha de conteúdos entre utilizadores, sem estes necessitarem de interromper uma reunião em videoconferência, a decorrer no momento na plataforma Teams.

Tudo porque os utilizadores vão poder partilhar conteúdo de outras aplicações a correr, a partir da barra de tarefas de um desktop. Por outras palavras, os utilizadores não vão necessitar de alternar entre as várias aplicações, o que muitas vezes leva a interrupções nas videoconferências em Teams, onde se encontram.

Mas as más notícias é que, numa fase inicial, este recurso bastante útil não vai estar disponível para todos os utilizadores. Para já, apenas as áreas de educação e empresarial do Windows 11 terão acesso à funcionalidade.

No entanto, a Microsoft garantiu já que posteriormente vai ampliar o acesso a esta funcionalidade, permitindo então que todos os utilizadores possam desfrutar do recurso.

Como funciona o novo recurso do Microsoft Teams

Já no que respeita ao modo de funcionamento do novo recurso, este não podia ser mais fácil. Quando o utilizador estiver numa videoconferência Teams, basta passar com o rato sobre as aplicações presentes na barra de tarefas para surgir a opção "partilhar esta janela, por baixo da aplicação pretendida. Ao clicar na opção, o utilizador conseguirá partilhar de imediato o conteúdo pretendido.

Para parar de partilhar, o método é idêntico. Mais uma vez, basta passar com o rato no mesmo local para surgir a opção "parar partilha".

Saliente-se ainda que o novo recurso vai também funcionar com apresentações de PowperPoint em ecrã total. Neste caso, os utilizadores devem mover o cursor para a zona inferior do ecrã para fazer surgir a barra de tarefas, onde podem encontrar a nova funcionalidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • 39 apps Android premium, agora grátis (por tempo limitado) na Google Play Store
  • iPhone 13 Pro: app da câmara recebe atalho muito desejado com o iOS 15.2
  • Apple pode dar ao iPhone uma funcionalidade importante para todos os pais
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt