Microsoft - Será possível instalar qualquer ROM no Windows 10 Mobile

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft já desistiu publicamente do seu projeto Windows 10 Mobile. Seja qual for a forma de o dizer, o que é certo é que mesmo que continue a atualizá-lo para correções de pequenos bugs e melhorias, nada mais será adicionado ao mesmo.

Por isso, tecnicamente, pode dizer-se que o projeto foi abandonado. No entanto, uma decisão tomada pela empresa no início deste mês veio contestar, por um lado, e reforçar, por outro, aquilo que foi dito anteriormente.

Vê ainda: Huawei Nova 2S colocado lado-a-lado com o novo Honor V10

Isto porque, com base num programador que teve acesso a uma versão prematura do Windows Phone Internals, uma ferramenta da Microsoft. Esta, por sua vez, não era atualizada desde 2015, mas com a nova atualização ficou ligeiramente diferente.

Essa diferença, ainda que ligeira, é suficientemente relevante para todo e qualquer utilizador de um Lumia. Com efeito, a partir do uso do respetivo programa, será possível desbloquear o bootloader de qualquer Lumia, bem como desativar todas as especificidades relativas à segurança dos equipamentos e, consequentemente, fazer neles Root.

Fazer root a um equipamento como esse é só a primeira porta para a ilimitada realidade que se caracteriza pelas ROMs, sejam elas quais forem. Ou seja, se é algo mau? Talvez. Se tem alguma conotação positiva? Definitivamente.

Afinal, há muitos utilizadores que ficaram presos, passe a expressão, a um sistema operativo que não tem nada de mal, mas que ficará estagnado para sempre no ponto em que a atualização anterior deixou.

Há Lumias que nem chegaram a receber o Windows 10 Mobile, e há outros que desde sempre suscitaram aos utilizadores a pequena vontade de ver neles uma versão do Android, como o Lumia 1020, por exemplo.

O Windows 10 Mobile poderá ser transformado em qualquer coisa com esta aplicação da Microsoft...

Por fim, há ainda os casos dos 4gnews.

Vê o vídeo no final do artigo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5T atinge um incrível número de reservas em apenas 48 horas!

desvenda sensor fotográfico que poderá embarcar no Galaxy S9

Gboard, o teclado da Google – Como ativar o modo de escrita Manual

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.