Microsoft pondera transformar o Windows 12 num serviço de subscrição

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A próxima versão do sistema operativo da Microsoft - possivelmente o Windows 12 - continua a dar que falar. Desta feita, pela possibilidade da introdução de um modelo de subscrição inédito no panorama deste software da empresa americana.

Evidências dessa abordagem foram encontradas no canal Canary do Windows e são vistas como um pronúncio do que estará a Microsoft a preparar para o seu próximo grande lançamento. O que significará isto para os utilizadores? Ainda não sabemos com rigor.

Windows 12 poderá adotar um modelo nunca visto no sistema operativo da Microsoft

A imagem partilhada pela publicação alemã Deskmodder compara parte do código de uma versão de testes do Windows 11 com a última atualização disponibilizada. O que salta à vista são as várias referências a subscrições.

Windows 12
Créditos: Deskmodder

Por enquanto, ainda é cedo para perceber o significado destas linhas de código. Contudo, são já um forte indicador de que a Microsoft poderá implementar alguns serviços de subscrição no Windows 12.

Esta não é a primeira vez que se fala nesta possibilidade. Aliás, a comunidade de entusiastas Windows começa já a preparar-se para essa realidade, portanto, é sem surpresa que estes olham para as linhas de código agora tornadas públicas.

Em todo o caso, ainda é cedo para percebermos com rigor em que moldes funcionará um eventual esquema de subscrição para o Windows 12. Algumas funcionalidades serão disponibilizadas apenas a quem pagar por elas? Teremos de pagar uma mensalidade só para poder usar o Windows 12?

As questões são muitas e as respostas escassas, por enquanto. A Microsoft ainda não admitiu a existência do Windows 12, quanto mais confirmar o seu modelo de disponibilidade e funcionalidades.

Não obstante, a empresa norte-americana já deu a entender que a Inteligência Artificial irá moldar o futuro do Windows. Tal plano já está em marcha com a disponibilização do Copilot para os utilizadores do Windows 11.

Outro aparente plano da Microsoft para o futuro passará por mover partes do Windows para a web. Em março passado surgiram algumas opções relacionadas com Cloud PC, o que significa que a nuvem poderá ser parte relevante do futuro do sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.