Atenção gamers! Preços das gráficas da Nvidia poderá subir novamente

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Atualmente, não tem sido fácil comprar uma placa gráfica nova para o PC. Além da oferta ser escassa, os preços estão bastante elevados, o que dificulta a vida a todos os que querem montar um computador gaming novo ou atualizar o seu.

O problema é que este cenário poderá piorar ainda mais no futuro, sobretudo no que concerne às placas gráficas da Nvidia. Isto porque um relatório da IT House dá conta de um provável aumento de preços destes componentes no mercado mundial.

Aumento da procura na China poderá leva a um aumento de preços das gráficas da Nvidia

O relatório em causa cita fontes que desejam permanecer anónimas. Estas dão voz a relatos oriundos da China de que os parceiros da Nvidia estão a preparar um aumento nos preços das suas placas gráficas.

Nvidia RTX 4090

Segundo o que é referido, este aumento deverá rondar os 10%. À primeira vista pode parecer um número baixo, mas temos de considerar que se trata de um novo aumento em cima dos valores já elevados praticados atualmente.

Este aumento deve-se ao facto de a procura ser já superior à oferta no mercado chinês. E desenganem-se aqueles que estão já a pensar que a realidade na China poderá não ter efeitos nos mercados mundiais.

Algo que ficou por esclarecer no relatório publicado pela IT House é se estes aumentos ainda irão ocorrer ou já estão a ser aplicados. Ainda assim, ela refere que a Nvidia está a limitar a oferta de chips para a RTX 4060 Ti precisamente para inflacionar os preços.

Será que este cenário também se irá replicar no universo de placas gráficas da AMD? Não podemos dar certezas relativamente a isso, porém, seria uma má estratégia da empresa se optasse por esse caminho.

Este aumento de preços nas gráficas da Nvidia pode ser uma boa oportunidade para a AMD amealhar mais clientes. Isto, claro está, se as suas gráficas forem mais acessíveis que as da sua principal rival.

Note-se que a Nvidia é marca líder no mercado de placas gráficas. Contudo, a AMD também possui excelentes modelos e esta pode ser uma excelente oportunidade para a marca ganhar mais presença no mercado gaming.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.