Agora é a vez da Microsoft ter anúncios no menu Iniciar do Windows 11

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft iniciou os testes para exibir anúncios no menu Iniciar do Windows 11 Home e Pro. Segundo informações recentes, a empresa está a testar uma novidade na secção "Recomendações", onde os anúncios apresentarão sugestões de sites e aplicações da própria empresa.

Atualização pode não ser lançada caso utilizadores não concordem com ela

windows 11 anúncios
Anúncios de sites e aplicações da Microsoft poderão aparecer na área de Recomendações (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Segundo o site Windows Central, a alteração que inclui anúncios no menu Iniciar do Windows 11 está numa fase de teste de visualização. Isso significa que a atualização pode não chegar a ser lançada, caso um número suficiente de utilizadores enviem comentários a opor-se à novidade. O objetivo da Microsoft, entretanto, não é criar uma receita com publicidade, mas sim apresentar os seus novos produtos.

"Agora estamos a testar recomendações para ajudá-lo a descobrir ótimas aplicações da Microsoft Store em Recomendações no menu Iniciar. Isso aparecerá apenas para Windows Insiders no Canal Beta nos EUA e não aplicar-se-á a dispositivos comerciais (dispositivos geridos por organizações)", explicou a companhia num comunicado.

Anúncios poderão ser desligados

A Microsoft ainda tranquilizou aqueles utilizadores que já podem ficar stressados prematuramente por não quererem ver anúncios. A empresa explicou que, mesmo que a atualização chegue ao público geral, será possível desativar os anúncios.

Para tal, basta que o utilizador vá a Configurações > Personalização > Iniciar e desativar o botão “Mostrar recomendações de dicas, promoções de aplicações e muito mais”.

A opção de desativar os anúncios pode ser uma decisão acertada da empresa. Ao transmitir a sensação de não estar a impor os anúncios aos seus clientes, a Microsoft pode até despertar mais a atenção para os novos produtos e serviços, algo que os desenvolvedores também devem apreciar com o novo espaço de divulgação.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.