Microsoft lança Security Copilot: o futuro da segurança com IA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft anunciou recentemente o lançamento do Microsoft Security Copilot. Em causa está uma nova ferramenta de cibersegurança que combina a vasta inteligência de ameaças da tecnológica com a próxima geração de Inteligência Artificial (IA).

Mais concretamente, o Security Copilot foi projetado para ajudar os profissionais de segurança a identificar, responder e prevenir rapidamente a ameaças cibernéticas. Fá-lo, aliás, através de um assistente de IA fácil de utilizar.

O objetivo? Simplificar a complexidade e acelerar respostas com a IA

Microsoft Security

A necessidade? Os cerca de 1.287 ataques de palavras-passe por segundo, ferramentas e infraestruturas fragmentadas não são suficientes. Isto enquanto os ataques aumentaram 67% nos últimos 5 anos.

Por outras palavras, a indústria de segurança não conseguiu contratar profissionais suficientes para acompanhar o ritmo.

Este contexto leva à sobrecarga dos profissionais, que se deparam com um grande volume de ataques dissimulados em expansão.

O Security Copilot simplificará assim o trabalho das equipas de segurança e amplificará as capacidades dos profissionais. Na prática, apoiando-os na identificação de atividades maliciosas.

AI can do—that? Discover how Generative AI can boost your personal and professional creativity. ⬇️ pic.twitter.com/V0QAG5Fq1e

— Microsoft (@Microsoft) 24 de março de 2023

Além disso, também pode ajudar a correlacionar e a resumir dados dos ataques, disponibilizando recomendações de ações de mitigação e prevenção de ameaças em tempo real.

Microsoft garante a aprendizagem contínua para reforçar a experiência das equipas de segurança

Microsoft AI

O Security Copilot aprenderá e melhorará continuamente para assegurar que as equipas de segurança estão a operar com os mais recentes dados sobre os atacantes, as suas táticas, técnicas e procedimentos.

A ferramenta proporcionará acesso contínuo aos modelos OpenAI mais avançados para apoiar tarefas e aplicações de segurança exigentes.

Aliás, a sua visibilidade sobre as ameaças será potenciada pelos dados de segurança das organizações, bem como pela vasta análise de ameaças da Microsoft.

Mais segurança com recurso à IA da Microsoft

Microsoft

A Microsoft Security monitoriza ativamente mais de 50 grupos de ransomware, mais de 250 organizações de cibercriminosos de estados-nação e recebe 65 biliões de sinais de ameaças diariamente.

Mais ainda, a Microsoft bloqueia, por segundo, mais de 25 mil milhões de tentativas de roubo de palavras-passe e conta com mais de 8000 profissionais de segurança que, em média, utilizam mais de 100 fontes de dados diferentes.

Por fim, o Security Copilot integrará a lista extensa de produtos de Segurança Microsoft e está disponível em private preview.

Catch the top announcements in AI, identity, data protection, and endpoint management from #MSSecure. Read the blog: https://t.co/ckeY9RfBb1 #InfoSec pic.twitter.com/FqwL0WEmY7

— Microsoft Security (@msftsecurity) 28 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.