Microsoft anuncia programa pago para atualizações do Windows 10

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft anunciou hoje um programa de prolongamento de atualizações para o Windows 10 após 2025. Trata-se do programa "atualizações de segurança prolongadas" que chega, pela primeira vez, aos utilizadores não empresariais.

Este programa para a extensão das atualizações será pago, contudo, a Microsoft ainda não divulgou os valores exigidos. Aqueles que aderirem a esta iniciativa terão mais três anos de atualizações para os seus PC´s.

Serviço de subscrição alargará período de suporte oficial do Windows 10

O programa de "atualizações de segurança prolongadas" foi lançado para o Windows 7, mas apenas para utilizadores empresariais. Agora, contudo, a Microsoft optou por alargar a iniciativa a todos os utilizadores, o que significa que poderás juntar-se a este leque caso desejes manter-te fiel ao Windows 10.

Windows 10

Um dos pormenores mais importantes deste anúncio é a confirmação de que o período de suporte oficial ao Windows 10 terminará a 14 de outubro de 2025. Após esta data, a empresa americana deixará de lançar atualizações para este sistema operativo.

Caso desejes manter o suporte ao teu Windows 10, a opção passa por subscrever o programa de "atualizações de segurança prolongadas" mediante uma anuidade. A estes ser-lhes-á concedida um prolongamento de três anos para atualizações de segurança.

Prolongamento de atualizações trará apenas correções de segurança

Este é um pormenor importante. Após outubro de 2025, o Windows 10 não receberá novas funcionalidades, com a Microsoft a limitar as atualizações a correções críticas e vulnerabilidades de segurança conhecidas.

Caso optes por não aderir a este programa de subscrição e mantenhas o Windows 10 no teu PC, ele continuará a funcionar normalmente. A única limitação será mesmo a ausência de novas atualizações.

Este programa é normalmente destinado a empresas que não consigam atualizar os seus PC´s para o Windows 11 atempadamente. Agora, também os utilizadores domésticos poderão fazer o mesmo, independente das suas razões.

O ideal será, obviamente, transitar para o Windows 11 assim que termine o suporte oficial ao Windows 10. Ou até quem sabe transitar para o Windows 12 que, segundo alguns rumores, poderá ser desvendado pela Microsoft no próximo ano.

Para o setor empresarial, a Microsoft anunciou outra iniciativa que permitirá que PC´s não compatíveis com o Windows 11 possam migrar para esse sistema operativo. Em causa está o programa Windows 365 que permitirá correr este software a partir da cloud.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.