Seeing AI: a app para pessoas com deficiência visual chega ao Android

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

Criada em 2017, a aplicação Seeing AI da Microsoft, destinada a pessoas com deficiência visual, passou os últimos seis anos com suporte exclusivo para dispositivos iOS. É, portanto, uma excelente notícia que a aplicação agora está disponível para utilizadores de Android.

Seeing AI utiliza câmara e narração alimentada por IA

Desde a sua criação, o Seeing AI já tinha a capacidade de utilizar a câmara do telemóvel para descrever textos curtos, cenários e pessoas. A aplicação pode, por exemplo, ler um código de barras para fornecer informações sobre um produto e usa sons para orientar o utilizador a apontar a câmara para o ponto correto.

Atualmente, a aplicação - incluindo a sua nova versão para Android - já incorpora os mais recentes avanços da Microsoft em Inteligência Artificial (IA) generativa. Não é por acaso que a app consegue descrever pessoas com detalhes como estado emocional e estimativa de idade.

Seeing AI
Imagem: Divulgação / Seeing AI

As descrições de imagens estão cada vez mais detalhadas, e a ferramenta pode auxiliar na localização de objetos num ambiente. Recentemente, a Microsoft lançou um novo recurso para que a app procure informações num documento conforme a orientação do utilizador.

Por meio desta nova função, o Seeing AI pode, por exemplo, auxiliar na leitura de determinados itens de um menu, do valor final de uma conta ou detalhes de uma fatura. A app ainda consegue resumir um artigo e reconhecer diferentes moedas (incluindo o Euro).

O Seeing AI já está disponível em 70 países com suporte para diferentes idiomas. E agora a aplicação já pode ser descarregada gratuitamente na Google Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.