Nokia 230 4gnews Microsoft

Escassos dias após termos noticiado um rumor oriundo da Ásia que sugeria a venda do departamento de telemóveis da Microsoft, ainda sob a insígnia da Nokia, à Foxconn, vemos hoje a tinta a secar no contrato de compra e venda celebrado entre estas duas gigantes da tecnologia. Encerra-se assim um capítulo para a Microsoft, sendo o Nokia 230 o último telemóvel* a ser desenvolvido pela gigante de Redmond.

350 milhões de dólares, esta foi a quantia acordada entre as partes para efectuar a venda do departamento de telemóveis da Microsoft à Foxconn. O acontecimento foi hoje anunciado oficialmente pela Microsoft e permitirá à Foxconn desenvolver, construir e comercializar directamente os não-smartphones portadores da marca Nokia.

   

Transmitem-se assim, os direitos sobre a marca Nokia para uso em telemóveis, além do respectivo software, serviços, cadeias de produção, fábricas em vários países com cerca de 4500 funcionários, fornecedores e variados contratos de fornecimento em variados mercados. Assistimos, assim, ao acentuar da incredulidade da Microsoft no mercado dos dispositivos móveis mas esperemos que a marca nos surpreenda, em breve com os Surface Phone’s. Contudo, podemos esperar novos smartphones ou telemóveis inteligentes da gigante de Redmond num futuro próximo.

Microsoft 4gnews 4

Vê ainda: A Nokia vai voltar, mas com um tom esverdeado

De acordo com a Microsoft, esta transferência de propriedade estará efectivada até ao final do ano, assim que todos os requisitos legais forem devidamente observados. Mais ainda, a Microsoft garantiu aos seus seguidores que continuará a desenvolver e aperfeiçoar o seu sistema operativo Windows 10 Mobile e todos os smartphones recentes que o utilizem.

Conclui-se daqui que a Foxconn será dona e senhora dos desígnios da Nokia, pelo menos no que toca à produção de telemóveis básicos, não de smartphones, ao passo  que um novo horizonte começa a surgir em torno da mítica marca finlandesa mas sobre isso podem ler mais, aqui.

* Por “telemóvel” entenda-se o dispositivo móvel que permite efectuar ligações telefónicas, também conhecido por “feature phone”. Não confundir com “smartphone”.

Talvez queiras ver: