Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Mi Robot Vacuum-Mop Essential Review: o aspirador robot mais barato da Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 16 min.

O Mi Robot Vacuum-Mop Essential da Xiaomi está à venda em Portugal nas lojas Mi Store com um preço de venda ao público recomendado de 199,99 €, com promoções frequentes que baixam o seu valor para 149,99 € no nosso país.

É o aspirador robot mais barato da Xiaomi e, sobretudo durante os períodos promocionais, tem excelente relação preço / qualidade, entregando uma limpeza competente, um mínimo de controlo através da aplicação Mi Home e algumas funções inteligentes.

A 4gnews testou o aspirador robot mais barato da Xiaomi, sendo esta a análise escrita ao produto. Abordamos as funções, acessórios, modos de limpeza, eficácia da mesma, navegação, app de controlo e manutenção do aspirador.

Pontos fortes do Mi Robot Vacuum-Mop Essential

  • Retoma a limpeza caso tenha de voltar à base para carregar
  • Duas escovas laterais para melhor limpeza dos cantos e arestas
  • Aplicação de companhia intuitiva com opções e opções de limpeza
  • Aspirar e/ou passa o chão a pano (esfregona/mopa)
  • Navegação relativamente ágil, mesmo não sendo avançada
  • Compatibilidade e controlo através das assistentes virtuais da Google e Amazon
  • Preço muito competitivo em 2021

Pontos fracos do Mi Robot Vacuum Cleaner Pro

  • Alguma lentidão na tomada de ação / processamento e navegação
  • Não grava o mapa após cada sessão de limpeza - mapeamento meramente indicativo
  • Limpeza menos eficiente face aos modelos mais caros da Xiaomi

Também conhecido pelo número de modelo MJSTG1

Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential
A parte inferior do Mi Robot Vacuum-Mop Essential revela o número de modelo.

O aspirador robot 2-em-1 é capaz de aspirar e passar o chão a pano. Vem bem embalado e protegido numa caixa que demonstra várias das suas capacidades e modos de operação. O modelo em questão é o MJSTG1 da Xiaomi.

A caixa inclui: (1) Xiaomi Mi Robot Vacuum Mop Essential; (2) Base de carregamento; (3) Adaptador de energia da UE; (4) Mopa e (5) Manuais.

Design simples para uma aparência discreta, mas funcional

XIaomi Mi Robot Vacuum Mop Essential
O aspirador robot tem um perfil baixo de apenas 8,2 cm.

As dimensões do produto são as seguintes: 350 x 350 x 82 mm. É, portanto, um aspirador baixo, o que abona a passagem por baixo da mobília, apesar de não ser pequeno.

Tem um design minimalista, em branco com o visor frontal em preto e alguns realces em laranja como a escova central. Tem as arestas arredondadas o que minimiza a fricção ao passar por baixo de móveis, por exemplo.

É um aspirador inteligente compacto, com o design a seguir a função. Sabemos instintivamente onde carregar, que tampa ou porta levantar e o que fazer com o produto. A simplicidade abona o produto.

Tem um batente frontal que faz um bom trabalho em absorver os choques, bem como um "lábio" em borracha.

Aspirador Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential
A caixa do produto apresenta alguns dos seus destaques e modos de operação.

Estamos perante um aspirador robot barato, mas que já apresenta um mínimo de sensores para garantir o bom funcionamento do mesmo. Para esse fim, o Essential está equipado com sensor de colisão, de distância e de nível que abonam a navegação.

O mapeamento é básico, pouco preciso e meramente ilustrativo. É apresentado na aplicação de companhia, Mi Home, mas não é guardado, com um novo mapa a ser gerado a cada nova sessão de limpeza com este robot aspirador.

O robot aspirador da Xiaomi tem bom poder de sucção

Aspirador Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Ao abrir a tampa temos acesso ao depósito dos resíduos, de fácil manutenção.

O poder de sucção é de 2200 Pa que lhe confere um bom poder de limpeza para agarrar os detritos. Não é o mais potente, mas, por outro lado, é mais silencioso que os demais modelos de robot aspirador de Xiaomi à venda em Portugal.

Tem potencia mais que suficiente para garantir uma boa recolha de resíduos sólidos à primeira passagem. Desempenha com brio a função de limpeza, agarrando desde areias grossas ao pó mais fino e apanha cabelo sem ficar com a escova saturada.

Em chão de cerâmica e madeira lisa, ou com relevos, o aspirador robot da Xiaomi cumpre bem a sua função. A limpeza é consistente.

A aspiração e limpeza é boa com o Essential

Aspirador Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Pormenor da escova lateral do aspirador robot Xiaomi.

Destaca-se por ter duas escovas laterais que empurram o lixo para a escova central, captando até as mais finas partículas de pó. Isto torna-o num bom aspirador para quem tem animais de estimação e/ou alergias, com o filtro HEPA a manter o ar limpo

Ambas as escovas estão em constante rotação o que também o torna ideal para limpar os cantos da habitação. É, atualmente, o único dos três modelos Xiaomi que tem esta caraterística, vindo melhorar a sua capacidade de limpeza.

Aspirador Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Pormenor da escova lateral do aspirador robot Xiaomi.

O aspirador robot tem 4 intensidades de sucção (modos de limpeza) - Silencioso, Padrão, Intenso e Turbo. Nas primeiras sessões recomendamos o modo Intenso e o Turbo para carpetes e tapetes. A partir daí, o modo Padrão é suficiente.

Aliás, é no modo Padrão que o Essential revela um dos seus trunfos face aos demais aspiradores Xiaomi, o reconhecimento automático de carpetes e tapetes. Algo que não encontrei nos modelos mais caros e que abona bastante este produto.

O Essential ativa o modo Turbo ao detetar tapetes e carpetes

Aspirador Mi Robot Vacuum-Mop Essential
O aspirador robot é capaz de subir obstáculos de até 1,8 cm.

A maior surpresa com o Mi Robot Vacuum-Mop Essential foi a descoberta desta capacidade. Ao operar no modo Padrão, o aspirador consegue reconhecer quando passa por um tapete ou carpete, ativando o modo Turbo para maximizar a captação de detritos.

A recolha de lixo está a par dos modelos mais caros, quiçá um pouco abaixo destes. Não obstante, será suficiente para manter uma casa limpa, reduzindo bastante a necessidade de pegar num aspirador convencional para limpar o lar.

Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential
O Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential é bastante competente na limpeza.

O aspirador não deixa o ar queimado nem com o indesejado "odor de aspirador", operando uma boa filtração do ar caso o utilizador também faça a manutenção regular do filtro HEPA. Faz uma boa limpeza, ainda que não seja excelente neste quesito.

Em síntese, abona-o o facto de ter duas escovas laterais e o reconhecimento automático de tapetes / carpetes. Tem potência suficiente para garantir uma boa limpeza e captação de lixo. Não é o melhor a limpar, mas já é bom o suficiente.

A filtragem do ar é satisfatória graças ao filtro HEPA

Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential
O filtro HEPA deve ser limpo regularmente para manter a eficácia.

Quem tem alergias, asma ou outras doenças do foro respiratório pode ficar tranquilo com o aspirador Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential. O ar mantém-se limpo, sem adquirir o típico "cheiro de aspirador" graças em parte ao filtro HEPA aqui usado.

Temos uma filtração em 3 etapas. Trata-se de uma filtragem mecânica do ar que é forçado a passar por três etapas com redes gradualmente mais finas. Temos a rede em nylon + Esponja fina + filtro HEPA.

O resultado é uma grande captação e recolha das mais finas partículas de pó para maior limpeza.

Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Em pormenor, a esponja fina (1.º plano) e o filtro HEPA imediatamente atrás.

O modelo Essential é tão bom como os modelos mais caros neste quesito. Algo que não é de estranhar uma vez que está equipado de modo muito similar. Em particular, destacamos o facto de ser possível lavar o filtro HEPA que deve ser muito bem seco.

Com efeito, estes são os componentes que exigirão a maior manutenção para que o aspirador consiga manter-se nas melhores condições de operação possível. Recomendamos a limpeza frequente destes componentes para manter o ar limpo.

Temos três modos de navegação com o Essential

Mi Robot Vacuum-Mop Essential
As duas escovas tornam-no particularmente bom a limpar cantos e arestas.

1. O modo padrão é o mais eficiente - aqui o aspirador cobre a área a aspirar num padrão serpenteante, em "S". É o modo de navegação mais eficiente para garantir a total cobertura do espaço a limpar.

2. O modo "Spot" permite-nos aspirar um lugar específico. Para tal, através da app devemos guiar o aspirador até ao local e, em seguida, tocar no botão de início. O aspirador percorrerá uma espiral no raio de um metro, repetindo várias vezes o percurso. É particularmente útil para limpar uma zona com muita sujidade, ou em caso de derrame.

Alternativamente podemos colocar o aspirador fisicamente no local a aspirar e, através de uma combinação de botões (ou via app), dar início à limpeza.

3. O modo de limpeza de cantos. O aspirador Xiaomi dará mais atenção aos cantos da área a aspirar. Esta opção deve ser ativada na app Mi Home para que este percorra o perímetro do cómodo a aspirar / lavar.

A navegação não é inteligente, mas sim híbrida

Mi Robot Vacuum-Mop Essential
O perfil reduzido, cantos arredondados e lábio de borracha na frente do aspirador.

Os aspiradores mais baratos usam a navegação aleatória em que chocam contra qualquer obstáculo, reagindo a este. No que lhe concerne, o Mi Robot Vacuum-Mop Essential tem um sistema híbrido que otimiza os seus recursos mais limitados.

O algoritmo de navegação é bom. Sobretudo no modo padrão, em "S", é particularmente competente. Mesmo não tendo sistema LiDAR ou outras guias avançadas. Ele é capaz de detetar obstáculos no seu caminho e evitar alguns choques, mas nem sempre.

Graças ao software da Xiaomi, o robot aspirador barato consegue otimizar a rota de limpeza e, quando confrontado com obstáculos, é capaz de reagir.

Este modelo é mais lento na tomada de decisões, denotando a utilização de um processador mais limitado.

O Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential pode passar o chão a pano

Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Pormenor da mopa e da região de encaixe / fixação da mesma.

A passagem do chão a pano / função esfregona, serve para limpar o pó que possa ter escapado. De igual modo, é capaz de remover algumas manchas de líquidos, ou sujidades mais leves, mas não substituir uma lavagem convencional do chão.

Podemos acoplar o depósito/tanque de 200 ml de água (de preferência destilada) ao aspirador, colocar a esfregona incluída que fica segura ao depósito pelo velcro e por um lábio superior para em seguida, dar início à passagem do chão a pano.

Aspirador Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Pormenor do vedante e orifício para colocação da água no depósito respetivo.

O destaque vai para o controlo eletrónico do gotejamento de água. Isto é, o depósito tem uma bomba elétrica que injeta água no pano em três pontos e cuja intensidade podemos controlar pela app em 3 níveis - Baixa, Média e Alta.

Em negativo apontamos o facto de o vedante não fazer um trabalho tão bom como o seria de esperar. É frequente vermos água a vazar por baixo desta "rolha" de borracha, escapando-se o líquido para a porção central do aspirador.

Aspirador Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Pormenor da traseira do aspirador com o acessório da mopa instalado.

Não gostamos de ver água "à solta" nas proximidades de um dispositivo eletrónico. Não acontece em todas as sessões de limpeza, mas registou-se vezes suficientes para me deixar preocupado.

Como nota positiva apontamos a possibilidade de ajuste a quantidade de água que chega à esfregona e, por sua vez, ao chão. Isto permite adequar a limpeza a diferentes superfícies com mais água para chão de cerâmica e menos para madeira, por exemplo.

Antes de passar o chão a pano deves humedecer a mopa para melhores resultados.

O Essential é o aspirador robot mais silencioso da Xiaomi

Aspirador Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Pormenor da grelha de saída do ar e acessório de fixação da mopa.

O modo "Silencioso" é fiel ao nome, podendo o aspirador ser usado em quartos, ou no resto da casa mesmo à noite. É o modo com menor poder de sucção, mas para limpezas frequentes poderá ser o suficiente para manter a casa limpa.

Sublinhamos que, mesmo para passar o chão a pano o aspirador está ativo. Isto é, não podemos desligar a sucção mesmo que só queiramos usar a mopa para refrescar o local, estando o motor sempre ligado, bem como as escovas laterais em rotação.

Já ao usar o modo "Turbo" temos o maior nível de ruído com o motor a trabalhar na potência máxima. De qualquer modo os níveis de barulho (ruído) são aceitáveis, estando ligeiramente abaixo da média.

Aspirador Mi Robot Vacuum-Mop Essential
O Mi Robot Vacuum-Mop Essential em repouso na sua base de carga.

As caraterísticas do aspirador Xiaomi:

  • Poder de sucção de 2200 Pa (Pascal)
  • Autonomia - 90 minutos na configuração padrão
  • Altura - 8,2 centímetros
  • 480 ml (depósito principal)
  • 200 ml água - esfregona
  • Bateria: 2500 mAh - limpa até 250 m² com uma carga
  • Subida de obstáculos: até 17 mm
  • Ligação Wi-Fi (2,4 Ghz) e controlo por voz - Assistente Google e Alexa
  • Controlo pela app Mi Home para Android e iOS

A base de carga do aspirador é pequena e discreta

Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential
A base tem um compartimento inferior para enrolar o cabo do carregador.

O aspirador Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential tem uma base relativamente compacta, com pés de borracha para evitar derrapagens, mas sem um mecanismo de gestão de cabos.

É um pouco mais alta que o robot aspirador e ajuda-o a encontrar o "caminho para casa".

Recomendamos que coloques a base num local com algum espaço livre de cada lado. Em seguida coloca o aspirador, liga-o e coloca-o na base a carregar para dar início ao processo de configuração através da app Mi Home.

A App Mi Home dá-te controlo total do aspirador Mi Robot Vacuum-Mop Essential

Mi Robot Vacuum-Mop Essentia
A aplicação é gratuita para ambas as plataformas Android e iOS

A aplicação Mi Home, da Xiaomi, é gratuita e está disponível para Android e iOS.

A sua instalação é obrigatória para a configuração inicial e operação normal do aspirador, aumentando exponencialmente as suas funcionalidades inteligentes.

App Mi Home
Ecrã principal, opções e menu "Aspirar um lugar".

Podes acompanhar, em tempo real, o percurso do aspirador robot, vendo o mapa a ser criado. Podes instalar atualizações de firmware, configurar o idioma dos comandos de voz.

É possível ajustar a intensidade da sucção, bem como a quantidade de água dispensada na esfregona. É também através desta app que podemos tirar proveito das automações e controlo via Assistente Google ou Alexa da Amazon.

App Mi Home
Indicador do estado e vida útil dos acessórios e escovas do aspirador.

Podemos dar início à limpeza, pausar / retomar a mesma, ou mandar o aspirador de volta para a base, bem como o acesso a várias métricas como o nível de desgaste dos acessórios.

A aplicação encontra-se mais trabalhada e preparada para os mercados ocidentais, com as notificações a serem apresentadas no menu próprio. Estas são emitidas sempre que o robot dá início, termina, fica preso, entre outros cenários.

A aplicação não guarda o mapa registado entre sessões de limpeza, nem este permite definir limites virtuais ou zonas de exclusão. É meramente ilustrativo.

O aspirador robot liga-se ao WiFi de casa

Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Vista frontal do aspirador inteligente da Xiaomi

A rede sem-fios é utilizada para o aspirador se ligar ao teu telemóvel, transmitindo a sua posição em tempo real, métricas e receber ordens imediatas. A configuração inicial do mesmo é simples e, em poucos minutos, está pronto a trabalhar.

A partir das configurações podemos criar "Cenas inteligentes". São cenários ITTT com outros gadgets e sensores do ecossistema Xiaomi, além das assistentes virtuais como a Assistente Google, ou Alexa da Amazon.

Destacamos como positiva a evolução que a aplicação Mi Home tem demonstrado.

A autonomia é uma não preocupação com o aspirador inteligente

Mi Robot Vacuum-Mop Essential
Os botões físicos são rodeados por um anel que se ilumina.

O Mi Robot Vacuum-Mop está equipado com uma bateria de 2500 mAh que demora até 5 horas a carregar totalmente. No entanto, com esta grande bateria o aspirador inteligente pode limpar grandes áreas, até 180 m2.

Note-se que a autonomia varia consoante a intensidade da aspiração. Assim, no modo silencioso tens a maior autonomia, com o menor poder de sucção, ao passo que no modo Turbo a autonomia diminui para 30-35 minutos.

De qualquer modo, assim que a bateria chega aos 15%, o aspirador robot regressa automaticamente à base. Depois, assim que carrega 80% da bateria, volta à limpeza, retomando a sessão onde a deixou.

Aqui não tens que te preocupar.

Veredito, o Mi Robot Vacuum-Mop Essential é uma boa compra até 200 € em Portugal

Mi Robot Vacuum-Mop Essential
O Mi Robot Vacuum-Mop Essential é barato e vale o que custa.

Define as prioridades. Se dás valor a comodidades como o mapeamento preciso, ou pelo menos utilizável para definir zonas de exclusão, este não é o aspirador para ti. Ressalva-se a automação IFTTT e controlo através das assistentes virtuais.

Por outro lado, atendendo ao preço de 199,99 € em Portugal, este é um aspirador inteligente barato e bom. Merece rasgados elogios pela forma como aspira, com o modo Padrão a ser a minha recomendação para qualquer espaço onde opere.

Tendo em conta o preço competitivo compreendo que certas escolhas tivessem que ser feitas. É mais lento na tomada de decisão, provavelmente devido ao uso de um processador mais limitado e não é tão poderoso como os modelos mais caros.

Senti muita falta do mapeamento e de poder controlar as zonas do mapa onde queria que ele aspirasse. Não temos essa opção no modelo mais barato da Xiaomi.

Mi Robot Vacuum-Mop Essential
A manutenção do produto é simples e não deve ser esquecida.

Por fim, a manutenção é simples - devendo ser feita de forma periódica - com uma ótima escova central, mas com duas delicadas escovas laterais. Já os materiais de construção, são aceitáveis, mas notamos que são uma opção económica.

Os materiais de reposição como as escovas e filtros também estão disponíveis online. O utilizador não deve descurar a manutenção e limpeza dos depósitos, sensores e aspirador para o manter a operar nas melhores condições.

Até 200 euros, o Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop Essential é uma boa compra. O produto não desilude.

Se quiseres, vê mais registos fotográficos do produto, em alta resolução no Google Fotos.

Autonomia 7
Navegação / Mapeamento 5
Utilização / Manutenção 8
Eficácia da limpeza 8
Acessórios / Conetividade 7,5
Aplicação de companhia 8,5
Qualidade de construção 7
Relação preço / qualidade 9
Global 7,5

A 4gnews agredece à Xiaomi Store Portugal o envio do produto para teste. Tem já uma versão atualizada e mais recente.

Mais análises a produtos Xiaomi:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.