Mercado global de smartphones premium regista vendas recorde em 2023

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O mercado global de smartphones mantém a tendência de queda em 2023. Mas existe um panorama diferente para o segmento premium acima dos 600 dólares. Este nicho específico viu um aumento significativo de 6% em relação ao ano anterior. Segundo a Counterpoint Research, atingiu vendas recorde.

Este crescimento surpreendente indica uma mudança nos padrões de compra dos consumidores. Estes parecem optar por dispositivos de topo. E claro, estão dispostos a investir mais para obter smartphones que ofereçam uma experiência prolongada e de alto nível.

Apple mantém liderança, mas concorrência cresce

Apesar de continuar na liderança do mercado premium a Apple viu a sua participação diminuir em 2023 em comparação com o ano anterior. Este declínio é atribuído principalmente ao ressurgimento da Huawei na China. Esta foi impulsionada pela série Mate 60.

smartphones
Comparação dos fabricantes de smartphones mais vendidos globalmente entre 2022 e 2023. Crédito: Counterpoint Research

A Samsung também ampliou a sua participação, graças às séries S23 e destaca-se no mercado com os seus dispositivos dobráveis. Estes últimos emergiram como um diferencial no segmento premium, já que atraem clientes que procuram inovação e exclusividade.

Mercados emergentes impulsionam crescimento

A Europa Ocidental, China, Índia, Médio Oriente e África são responsáveis pelo crescimento do mercado premium em 2023. A Índia, em particular, destaca-se como o mercado premium de crescimento mais rápido globalmente. Além disso, o segmento ultra-premium, com dispositivos acima de 1000 dólares, abarcou mais de um terço das vendas totais do mercado premium em 2023.

Caso queiras saber mais detalhes sobre este estudo, consulta a página da Counterpoint Research.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.