WhatsApp traz grande mudança para as cópias de segurança no Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O começo de 2024 traz uma mudança importante para todos os que utilizam o WhatsApp num smartphone Android. Todas as cópias de segurança efetuadas para o Google Drive começarão a contar para o espaço disponível na tua conta.

Esta alteração rompe com a política de gratuitidade que vigorava até agora. Essa ditava que as cópias de segurança do WhatsApp beneficiavam de um estatuto de isenção no espaço ocupado na tua conta Google.

Cópias de segurança do WhatsApp passam a consumir espaço no Google Drive

Esta alteração começou a ser implementada nos utilizadores beta do WhatsApp em dezembro. Agora, a Meta esclarece que todos os utilizadores da plataforma serão afetados por esta alteração durante a primeira metade de 2024.

WhatsApp

Ainda não existe um calendário concreto para a aplicação desta alteração. Todavia, todos os utilizadores serão notificados desta mudança 30 dias antes da mesma entrar em vigor para evitar surpresas desagradáveis.

Quem utiliza o plano gratuito do Google Drive tem 15 GB disponíveis para armazenamento dos seus dados. Com esta alteração, esse espaço será partilhado entre o WhatsApp, Fotos, Gmail e os restantes serviços da Google que uses.

Para os que tiverem dificuldades em gerir este espaço, podem sempre adquirir um plano Google One pago para aumentar o seu espaço de armazenamento disponível. O plano básico oferece 100 GB de armazenamento por 1,99 € / mês, mas há outras opções mais caras e com mais espaço disponível.

Se não quiseres pagar mais para fazer uma cópia de segurança da tua conta WhatsApp, os seus responsáveis deixam algumas dicas. Uma delas é fazer cópias apenas de texto. Outra sugestão é fazer as tuas cópias de segurança para outros dispositivos.

Esta mudança poderá não agradar a muitos utilizadores Android, mas vale notar que não é inédita. A sua versão para iPhone já utiliza espaço do iCloud há bastante tempo, o que significa que assim há uma maior equidade entre as duas plataformas móveis.

Em suma, se és daqueles que tem cópias de segurança grandes do WhatsApp, é melhor começar a ponderar bem o que é imprescindível. Em breve, terá de fazer uma gestão mais eficiente das tuas cópias de segurança ou pagar para continuar a ter tudo salvaguardado no Google Drive.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.