As notícias não podiam ser melhores. O mercado global de smartphones continua a crescer pelo terceiro trimestre consecutivo. De acordo com um novo relatório da empresa Canalys, no segundo trimestre de 2024, este mercado registou um aumento na ordem dos 12%.
Mais: a Apple foi ultrapassada pela Samsung que é a atual líder de vendas no mercado global.
Apple e Samsung perdem face a período homólogo do ano anterior
Mas nem tudo são boas notícias. Segundo o novo relatório da Canalys, tanto a Samsung como a Apple caíram face ao segundo trimestre de 2023. No segundo trimestre de 2023, a Samsung contava com 21% de quota de mercado enquanto no segundo trimestre de 2024 regista 18% de quota de mercado.
Ainda que também tenha sofrido uma descida, a Apple conseguiu registar uma queda bastante menor com apenas um ponto percentual de diferença. No segundo trimestre de 2023 tinha 17% de quota de mercado e em período homólogo de 2024 tem 16%.
Mas quem tem razões para festejar é a Xiaomi. No segundo trimestre de 2024, a marca chinesa conta com uma quota de mercado de 15%. Mas no mesmo período de 2023, tinha 13%.
Novidades IA estão a impulsionar as vendas de smartphones
A par da divulgação dos números do mercado, a Canalys esclareceu também a razão por detrás deste crescimento do mercado de smartphones. Sem surpresa, os novos recursos baseados na tecnologia de Inteligência Artificial estão a impulsionar as vendas dos equipamentos.
Sheng Win Chow, analista da empresa, explica que tanto a Samsung como a Apple estão a focar as suas estratégias no segmento premium em recursos baseados em tecnologia IA.
Mas o analista vai mais longe e avança já que a integração dos recursos Galaxy IA nos novos dobráveis da Samsung tem como objetivo gerar valor diferenciado para os utilizadores.
“Embora a Apple ainda não tenha anunciado novos produtos, a empresa gerou entusiasmo na conferência WWDC, com as atualizações antecipadas que vão chegar em breve e que podem demonstrar a sua liderança em inovação tecnológica”, finaliza o mesmo analista.