MEO: operadora mostrou a fibra da Altice durante o MEO Marés Vivas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O verão de 2022 trouxe uma renascença de festivais de verão a servirem de montra para muita música e tecnologia. Em particular,a tecnologia da Altice Portugal assinala o regresso do MEO Marés Vivas com 6 TB de tráfego a definirem a escala do evento.

Mais concretamente, a operadora nacional deu conta de 3,5 TB de tráfego na rede móvel e 2,5 TB na rede Wi-Fi. Além disso, através da sua infraestrutura, registou 1 TB de dados de tráfego na rede 5G, bem como mais de 40 mil minutos de chamadas de voz.

MEO Marés Vivas trouxe música e muitas partilhas nas redes sociais

MEO Marés Vivas

Foi entre os dias 15 e 17 de julho que o MEO Marés Vivas voltou a abrir portas para a sua 14.ª edição, em Vila Nova de Gaia. Aí, milhares de festivaleiros juntaram-se no antigo Parque de Campismo da Madalena para celebrar a música, o verão e o regresso dos festivais. Fizeram-no com um ingrediente especial que tornou a experiência ainda mais enriquecedora: a tecnologia.

Ao todo foram mais de 6 terabytes (TB) de tráfego gerado na rede MEO. Isto através do acesso àInternet móvel e Wi-Fi. É um valor que equivale a 900 horas de streaming 4K de séries ou filmes e a ouvir mais de 100 mil horas de música.

Também na rede móvel importa destacar o tráfego em 5G. Com efeito, a rede móvel de última geração que marcou a sua estreia em festivais de verão do MEO com cerca de 1TB de dados gerados. Ademais, o público somou ainda mais de 40 mil minutos de chamadas de voz na rede MEO.

Rede 5G da MEO foi posta à prova durante o festival de verão

MEO Marés Vivas

Estes valores são representativos do papel central que a tecnologia assume hoje na experiência do público. Num novo recinto, em simbiose com a natureza e com uma dimensão cinco vezes superior ao da última edição.

Aí, os 90 mil festivaleiros do MEO Marés Vivas viram a sua experiência reforçada através do Wi-Fi gratuito disponibilizado pelo MEO. Foi a mais recente demonstração de força face às rivais NOS e Vodafone Portugal.

A MEO também mostrou o seu poderio através de várias infraestruturas instaladas para assegurar as melhores condições ao público. Foram dezenas de quilómetros de fibra ótica, cerca de uma centena de pontos de acesso à rede e 90 entradas para carregamento de baterias.

Quilómetros de fibra ótica para garantir a melhor cobertura da rede MEO

MEO Marés Vivas

O sucesso desta operação deveu-se ao empenho de mais de 100 técnicos, responsáveis pelas montagens e monitorização de todas as infraestruturas. Também a organização, patrocinadores, imprensa e parceiros de media recorreram à rede MEO para garantir as comunicações durante todo o festival.

Tivemos, com efeito, as emissões da RTP e Rádio Comercial. Aqui incluindo as transmissões em direto de vários concertos do palco principal – foram suportadas pelo serviço MEO. Desse modo chegando ao público que acompanhou o festival a partir de casa.

Acesso à Internet é atualmente um pré-requisito dos festivais de verão

A aposta da Altice e das suas marcas na música é uma história que dura há mais de duas décadas. Prova disso é esta ter sido a 10.ª edição consecutiva em que o MEO dá nome ao festival que nasceu em Vila Nova de Gaia. Evento que rapidamente conquistou o público português e estrangeiro, fazendo anualmente a festa de milhares de festivaleiros.

Desse modo, a música assume-se como elemento agregador que possibilita viver verdadeiramente o mote “Ligar as pessoas à vida”. Isto quer através da experiência proporcionada pelo espetáculo e pela ligação emocional à música, quer pelo papel que a tecnologia desempenha nessa experiência.

Em suma, foi ao som de mais de 35 bandas e artistas internacionais como Bryan Adams, Maluma e Anitta – mas também de vários artistas nacionais que honraram a cultura portuguesa, como Miguel Araújo, Diogo Piçarra, Bárbara Tinoco e Maro – que os festivaleiros sentiram novamente a energia do MEO Marés Vivas. É o maior festival de música do norte do País.

O melhor festival do Norte tem uma nova localização! A 14ª edição vai tomar conta do 📍 antigo Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia e é a garantia de um ainda maior conforto, segurança e acessos ao som da melhor música. 🤗🎶 Prontos para pisar o novo recinto? pic.twitter.com/p5NL9JOxiA

— MEO Marés Vivas (@MEOMaresVivas) 21 de junho de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.