Mensagens do Google recebe novidade de segurança para grupos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A app Mensagens do Google é a app padrão para mensagens em smartphones Android. E cada vez vai adicionando mais funcionalidades para se tornar a preferida dos utilizadores.

Caso não saibas, esta é uma app que te permite enviar mensagens diretas como fazes no WhatsApp. Ou seja, além mensagens escritas, podes enviar áudios, imagens ou vídeos desde que exista uma ligação à Internet.

Mensagens de grupo vão passar a estar encriptadas ponta a ponta

Agora, a app passa também a ter mensagens de grupo encriptadas ponta a ponta. Isto significa que apenas tu e os restantes integrantes do grupo podem ver as mensagens (e nunca a Google ou outros).

End-to-end encryption for group chats in Google Messages is rolling out for some users!H/T @SeeAreEff pic.twitter.com/9p1154JOYj

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 2 de dezembro de 2022

Basicamente, todos os dados enviados são convertidos em texto codificado. E esse mesmo texto não é descodificado sem a “chave secreta” que só o teu dispositivo e os dispositivos dos recetores conhecem.

Deves ter em conta que esta funcionalidade está, para já, apenas disponível na versão Beta da app de Mensagens do Google. Mas deverá ser uma questão de tempo até que fique disponível para todos os utilizadores.

Recorde-se que a encriptação ponta a ponta chegou às Mensagens do Google em 2021, através do protocolo Google RCS. O que significa que as tuas SMS ou MMS nas são encriptadas desta forma por conta da tecnologia envolvida.

Como podes ver nas imagens, assim que uma conversa de grupo for encriptada vais ver essa indicação. Uma novidade que certamente muitos utilizadores vão agradecer.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.