Memória cheia no Android ou iPhone? Segue estes passos para resolver

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

Memória cheia no Android ou iPhone? Segues estes passos para resolver smartphoneNão há milagres, é assim que quero começar este artigo. Resolver a "memória cheia" no teu smartphone não é fácil. A memória no teu smartphone Android ou iPhone não é infinita, contudo, há formas de resolver alguns destes problemas.

Se és daqueles que gosta de tirar fotografias e gravar vídeos com grande qualidade para lembrar mais tarde a probabilidade de sofreres deste problema é maior.

Vê ainda: 3 passos simples para passar os contactos do iPhone para um Android

A memória dos smartphones é cada vez maior, contudo, também os ficheiros de imagem, vídeo e aplicações. Ou seja, por muito que te pareça muito 64GB no teu smartphone, no final de um ano esses 64GB parecem encolher.

Por isso é que tenho aqui uma solução que é capaz de resolver o teu problema. Já falei mil vezes sobre esta aplicação e tutoriais para que aprendas a trabalhar com ela, contudo, sempre que vejo alguém nas redes sociais a perguntar "tenho a memória cheia, o que faço", sinto sempre que não fiz um bom trabalho.

Memória cheia é um problema comum no mundo de smartphones

Não sou muito de tirar fotografias ou fazer vídeos e só vi uma vez a mensagem de "memória cheia". Mas sei que há milhares de pessoas nesta situação e uma simples aplicação resolve o problema.

Se tens a memória cheia com música:

Spotify Apple Music

Claro que vai depender sempre do que tens no teu smartphone. Se tens a memória cheia com músicas este passo não é o ideal. Mesmo assim, daria a dica para pensares no serviço de streaming Spotify. Tens milhões de músicas na aplicação sem ocupares espaço na memória. Tens o serviço grátis e pago. Vai depender sempre da tua personalidade. Não me importo de ouvir publicidades por isso no meu caso tenho o serviço grátis.

Se tens a memória cheia do teu smartphone com aplicações:

Huawei Honor 10 Android Oreo Google EMUI 8

Se tens a memória cheia com aplicações também não posso fazer milagres aqui. Antigamente conseguíamos passar aplicações para o cartão de memória no Android. Podes sempre tentar no teu. Se conseguires, perfeito. A maior parte dos smartphones Android já não permitem tal para segurança do utilizador e melhor funcionalidade da aplicação. No iPhone nem um cartão de memória podes instalar, por isso, também não há solução. Se tens muitas aplicações e não queres abdicar de nenhuma, o melhor mesmo é pensares em comprar um novo smartphone com mais memória interna.

Se tens a memória do teu Android ou iPhone cheia com fotos e vídeos:

Google Fotos editor de vídeo Android iOS

Agora se o teu problema são fotografias e vídeos tenho aqui a solução que resolve o teu problema. A solução é grátis para Android e iPhone por isso, melhor ainda.

Instala o Google Fotos para Android ou para iPhone. Depois de instalares esta aplicação faz login com a tua conta gmail ou cria uma nova conta. Depois só disso, só precisas de te ligar ao Wi-Fi e autorizares o backup automático.

Muitos smartphones Android já tem esta aplicação instalada de origem, contudo, a falta de conhecimento dos utilizadores faz com que não a utilizem

Faz o download da aplicação Google Photos para Android aqui e para iPhone aqui

O espaço é ilimitado para fotografias e vídeos. Depois de fazeres o backup (vais ver que nas fotografias já não tem uma nuvem com um traço) podes apagar as fotografias do teu smartphone.

Antes e as apagares faz um teste. Tira umas 10 fotografias e certifica-te que estão no Google Fotos. Apaga as fotografias na galeria do iPhone ou smartphone Android. Se as fotografias continuarem no Google Fotos está tudo pronto.

Esta é uma solução simples e eficaz. Quando mudares de smartphone só tens de instalar o Google Fotos e todas as tuas fotografias vão lá estar. Simplesmente perfeito!

Editores 4gnews recomendam:

Google Chrome 69 trará uma nova característica muito esperada

Microsoft terá equacionado um processador ARM para o seu Surface Go

Apple: Analistas acreditam que os novos iPhones farão história

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.