Amazon estará a trabalhar numa rival da Temu e alguns preços são absurdos!

Quem já navegou pelo site ou pela App da Temu em busca de qualquer produto conhece bem os preços ‘de guerra’ que esta loja chinesa pratica, bem como o marketing extremamente agressivo com que promove esses mesmos preços.

Não será de estranhar que, em dois anos, a Temu se tenha tornado numa referência global das compras online, mesmo que a qualidade de muitos produtos seja duvidosa, a lógica de preços finais nem sempre corresponda ao que nos ‘vendem’ de início e as relações laborais e com os fornecedores possam desafiar o bom-senso.

A Amazon é um dos gigantes que poderá estar a trabalhar para contrariar o poder da Temu no mercado, apostando numa plataforma secundária de vendas online, com preços ‘low-cost'.

Preços mais baixos, com entregas mais lentas

Amazon estará a trabalhar numa rival da Temu e alguns preços são absurdos!
Imagem: Pixabay

As intenções da Amazon estão a ser avançadas pelo Engadget, a partir de informações publicadas pelo site The Information, que cita informações internas da empresa supostamente enviadas a fornecedores.

A Amazon terá enviado informação sobre o limite máximo de preços a praticar na sua nova plataforma, fixando valores tão baixos como 8 dólares para jóias, 9 dólares para roupa de cama, 13 dólares para violas e... 20 dólares para sofás!

Por muito absurdos que alguns valores possam parecer, a mesma fonte avança com três fatores cruciais para a Amazon conseguir praticar esses preços: os produtos terão de ser expedidos a partir do centro de distribuição da Amazon em Guangdong, na China; os prazos de entrega terão de ser mais alargados, entre 9 e 11 dias; e as ‘fees’ cobradas aos fornecedores terem um intervalo entre 1,77 e 2,05 dólares, para artigos entre as 113 e as 226 gramas (4 e 8 onças).

Na sua plataforma tradicional os prazos de entrega são normalmente mais curtos, com os valores pagos aos fornecedores a irem dos 2.67 aos 4.16 dólares para artigos com o mesmo peso, e a expedição a ser feita a partir de armazéns nacionais, ou geograficamente mais próximos dos compradores.

A confirmar-se a aposta numa nova plataforma ‘low-cost’, a Amazon irá apostar numa estratégia e numa política de preços bem diferentes daquelas que pratica na sua loja online com o mesmo nome, uma vez que normalmente não impõe limites de preços aos seus fornecedores.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.