O eletrocardiograma (ECG) é usado para saber se está tudo bem com o coração e pode ser feito nos melhores smartwatch no mercado. Não dispensam, contudo, a consulta de um profissional de saúde.
Em seguida apresentamos os melhores modelos de relógio inteligente para comprar atualmente. Produtos de topo que também medem a frequência cardíaca e outros indicadores de saúde, compatíveis com smartphones Android e / ou iOS (iPhone).
Damos ainda a conhecer algumas das diferenças entre os ECG feitos pelos smartwatch e os exames clínicos. Por fim, indicamos as principais patologias cardíacas detetadas por este exame que pode ser feito a qualquer momento.
1. Apple Watch Ultra 3
- ✅ Melhor ecrã de sempre
- ✅ Novos recursos de saúde
- ✅ 5G e comunicações por satélite bidirecionais
- ❌ Preço elevado
- ❌ Atualização modesta
Este ano a Apple lançou um novo modelo Ultra. Mas ainda que o dispositivo tenha sido uma atualização modesta face ao modelo anterior, integra algumas boas novidades. Um bom exemplo disso são as comunicações por satélite bidirecionais e o 5G que o diferencia da concorrência.
O Apple Watch Ultra 3 conta com o recurso ECG e não só. Agora também alerta para o risco de hipertensão, além de fornecer uma perspetiva mais abrangente da saúde geral do utilizador.
Mas não há dúvida de que este modelo é para aventureiros com um orçamento generoso. O preço começa acima dos 900 € e o corpo em titânio, juntamente com uma estrutura robusta à prova de elementos, conferem-lhe um estilo radical, pronto para todas as aventuras.
2. Samsung Galaxy Watch 8
- ✅ Confortável de usar
- ✅ Ecrã excelente
- ✅ Gemini no pulso
- ✅ Novos recursos IA de saúde
- ❌ Autonomia podia ser melhor
- ❌ Alguns recursos, ECG incluído, só funcionam com smartphones Galaxy
O Samsung Galaxy Watch8 chegou com um novo design que lhe confere imensa elegância e estilo. Uma das principais novidades é que o smartwatch permite agora acesso rápido e fácil ao assistente IA Gemini da Google.
Este wearable conta com modo ECG; no entanto, para o puderes usar tens de ter o Galaxy Watch8 emparelhado com um smartphone Galaxy. Sim, este é um dos recursos que está reservado para o ecossistema da Samsung.
Saliente-se que o dispositivo está com um melhor desempenho e tens novos recursos de saúde alimentados por tecnologia IA. O calcanhar de Aquiles continua a ser a autonomia; dura 40 horas e se tiver o ecrã sempre ativo desligado. Para mais informações consulta a review 4gnews ao Samsung Galaxy Watch8.
3. Huawei Watch D2
- ✅ Monitorização da pressão arterial
- ✅ Conforto na utilização
- ✅ Modo MAPA 24 horas
- ✅ Design elegante
- ✅ Desempenho excelente
- ❌ Caixa volumosa
- ❌ Não compatível com desportos aquáticos
- ❌ Sem comunicações LTE
O Huawei Watch D2 chegou este ano ao mercado português e com uma função única: a sua bracelete com bomba de ar consegue medir a pressão arterial, sempre que quisermos. Mais: este smartwatch é também capaz de fazer monitorização ambulatória da pressão arterial.
Como não podia deixar de ser, está equipado com a função ECG. Portanto com este modelo consegues ter uma perspetiva bastante abrangente da tua saúde cardíaca.
E para que todas as medições do Huawei Watch D2 sejam saudáveis, aproveita os mais de 80 modos incluídos para a prática de atividade física. Para mais informações, consulta a review do 4gnews.
4. Garmin Venu 3
- ✅ Relatórios matinais e noturnos
- ✅ Ecrã AMOLED bom
- ✅ Suporte para assistente de voz
- ❌ Ausência de um botão Home
- ❌ Sem comunicações LTE
O Garmin Venu 3 é um excelente smartwatch de uma marca de referência para quem pratica desporto e tem a monitorização da saúde como uma prioridade. Para além do ECG podes contar com muitas outras funcionalidades interessantes como a monitorização do sono, temperatura de pele, sensor de oximetria de pulso e exercícios de meditação.
Se estiveres outros smartwatch da marca debaixo de olho, podes consultar os modelos Garmin que têm app de ECG.
5. Huawei Watch 5
- ✅ Sensor e recurso X-TAP
- ✅ Muitos recursos de saúde
- ✅ Design elegante
- ✅ Bom ecrã
- ✅ Compatibilidade com iOS, Android e HarmonyOS
- ❌ Aquece um pouco quando carrega
- ❌ Caixa rígida exige um período de adaptação para o pulso
O Huawei Watch 5 chegou para se focar na tua saúde. Conta com o novo sensor X-TAP que é capaz de monitorizar e avaliar uma mão-cheia de parâmetros de saúde. ECG, pressão arterial, rigidez arterial e variabilidade do ritmo cardíaco são alguns dos recursos disponíveis na saúde.
Este smartwatch é compatível com smartphones Android e iOS e fornece uma autonomia de 4,5 dias na variante 46 mm e 3 dias no modelo de 42 mm, mediante uma utilização moderada.
De resto, permite também fazer pagamentos através de NFC incluído, além de incluir controlos por gestos para algumas tarefas – por exemplo, atender ou rejeitar chamadas. Sabe mais sobre o Huawei Watch 5 na review do 4gnews.
O ECG analisa os sinais elétricos gerados pelo coração

O eletrocardiograma é uma representação gráfica da atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento com os sinais elétricos a serem captados pelos sensores do relógio inteligente.
Este sinais são transpostos para um gráfico de modo facilitar o estudo da sua atividade e detetar possíveis anomalias cardíacas. De qualquer modo, em caso de dúvida devemos, sempre, consultar um profissional de saúde.
Importa ainda destacar as diferenças entre o ECG efetuado por um relógio e o exame médico:
1. O ECG efetuado pelos relógios requer, por norma, que coloquemos o dedo na coroa digital, ou botão do smartwatch, um local determinado. É suscetível a falsos positivos.
2. O exame clínico usa vários pontos aplicados na superfície do corpo, por regra, 12 derivações onde são colocadas quatro elétrodos sobre os membros, e seis sobre o tórax.
Em síntese, o ECG feito pelos relógios usa um só terminal elétrico (indicador). Por outro lado, o exame médico usa vários terminais elétricos que proporcionam uma leitura precisa.
3 patologias cardíacas detetadas pelo ECG
1. Fibrilação atrial. Também conhecida por fibrilação auricular é uma patologia que pode causar um ritmo cardíaco anormalmente rápido. É potencialmente fatal e intermitente, de difícil deteção num exame periódico.
2. Arritmia. A falta de ritmo no batimento do coração, uma condição que pode estar associada a outras patologias. Pode ser um batimento demasiado rápido (taquicardia), ou lento (bradicardia).
3. Ataque cardíaco. Também conhecida por enfarte do miocárdio dá-se quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado subitamente, levando à morte de parte do músculo cardíaco.
A utilização da função ECG nos smartwatch não dispensa a consulta de um profissional de saúde.
Segue os nossos guias e faz a melhor compra: