O eletrocardiograma (ECG) é usado para saber se está tudo bem com o coração e pode ser feito nos melhores smartwatch no mercado. Não dispensam, contudo, a consulta de um profissional de saúde.
Em seguida apresentamos os melhores modelos de relógio inteligente para comprar atualmente. Produtos de topo que também medem a frequência cardíaca e outros indicadores de saúde, compatíveis com smartphones Android e / ou iOS (iPhone).
Damos ainda a conhecer algumas das diferenças entre os ECG feitos pelos smartwatch e os exames clínicos. Por fim, indicamos as principais patologias cardíacas detetadas por este exame que pode ser feito a qualquer momento.
1. Apple Watch Series 10
O Apple Watch Series 10 é o melhor smartwatch com ECG que podem comprar, compatível apenas com iPhone (iOS). Tem sensores precisos embutidos na traseira cerâmica do relógio, também com sensor de frequência cardíaca.
Através do relógio acedemos à função ECG, colocamos o dedo na coroa digital e o software guiará o utilizador para realizar com sucesso uma leitura ou eletrocardiograma. Os resultados ficam disponíveis no iPhone / iPad na app Saúde.
O utilizador receberá uma notificação com os resultados e um alerta caso seja detetada alguma anomalia na eletrocardiografia que deva ser reportada a um profissional de saúde.
2. Samsung Galaxy Watch 7
O smartwatch Galaxy Watch 7 da Samsung é a melhor compra para quem tem um smartphone Samsung, não compatível com outros dispositivos Android.
Para melhores resultados a Samsung recomenda que o ECG e medição da pressão arterial seja feito em repouso, tal como faríamos num exame médico. O smartwatch Samsung tem várias funções extra de acompanhamento da atividade física.
A quem procura os melhores smartwatch para vigiar a saúde indicamos os relógios Samsung também pela medição da pressão arterial e índice de massa corporal (IMC), bem como o progresso físico, registo do sono, etc.
3. Withings ScanWatch 2
O Withings ScanWatch 2 de origem francesa é um relógio híbrido que conjuga funções inteligentes (smart) com aspeto clássico. Com efeito, o ScanWatch tem a função ECG e mais sensores como a medição de SpO2 e apneia do sono.
Este relógio elegante permite fazer leituras de ECG para detetar possíveis patologias cardíacas como a fibrilação atrial. Os resultados ficam disponíveis na aplicação de companhia Health Mate, disponível para Android e iOS, com certificação na EEE e CE.
O relógio ScanWatch também permite medir a frequência cardíaca com precisão e monitorizar o sono. O melhor de tudo? Os resultados do ECG podem ser convertidos em ficheiro PDF para apresentar ao profissional de saúde.
4. Fitbit Sense 2
A Fitbit Sense 2 é um dos melhores smartwatch com ECG e destaca-se também pelo sensor Electrodermal Activity (EDA) que afere os níveis de suor, stress, temperatura da pele, frequência cardíaca e respetivas variações, bem como a monitorização do sono.
Ao mesmo tempo, também tem a função SpO2, além de calcular os ciclos de respiração e respetiva frequência. Além disso, tem as demais funcionalidades associadas a um smartwatch com GPS, além das assistentes virtuais Alexa e Google, por exemplo.
Esta é a melhor compra para quem quer um smartwatch para desporto com bom software e ótima app de companhia.
5. Garmin Venu 3
O Garmin Venu 3 é um excelente smartwatch de uma marca de referência para quem pratica desporto e tem a monitorização da saúde como uma prioridade. Para além do ECG podes contar com muitas outras funcionalidades interessantes como a monotorização do sono, temperatura de pele, sensor de oximetria de pulso e exercícios de meditação.
Se estiveres outros smartwatch da marca debaixo de olho, podes consultar os modelos Garmin que têm app de ECG.
O ECG analisa os sinais elétricos gerados pelo coração
O eletrocardiograma é uma representação gráfica da atividade elétrica do coração durante o seu funcionamento com os sinais elétricos a serem captados pelos sensores do relógio inteligente.
Este sinais são transpostos para um gráfico de modo facilitar o estudo da sua atividade e detetar possíveis anomalias cardíacas. De qualquer modo, em caso de dúvida devemos, sempre, consultar um profissional de saúde.
Importa ainda destacar as diferenças entre o ECG efetuado por um relógio e o exame médico:
1. O ECG efetuado pelos relógios requer, por norma, que coloquemos o dedo na coroa digital, ou botão do smartwatch, um local determinado. É suscetível a falsos positivos.
2. O exame clínico usa vários pontos aplicados na superfície do corpo, por regra, 12 derivações onde são colocadas quatro elétrodos sobre os membros, e seis sobre o tórax.
Em síntese, o ECG feito pelos relógios usa um só terminal elétrico (indicador). Por outro lado, o exame médico usa vários terminais elétricos que proporcionam uma leitura precisa.
3 patologias cardíacas detetadas pelo ECG
1. Fibrilação atrial. Também conhecida por fibrilação auricular é uma patologia que pode causar um ritmo cardíaco anormalmente rápido. É potencialmente fatal e intermitente, de difícil deteção num exame periódico.
2. Arritmia. A falta de ritmo no batimento do coração, uma condição que pode estar associada a outras patologias. Pode ser um batimento demasiado rápido (taquicardia), ou lento (bradicardia).
3. Ataque cardíaco. Também conhecida por enfarte do miocárdio dá-se quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado subitamente, levando à morte de parte do músculo cardíaco.
A utilização da função ECG nos smartwatch não dispensa a consulta de um profissional de saúde.
Segue os nossos guias e faz a melhor compra: