As melhores apps e serviços de meteorologia em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

O tempo e a sua previsão são informações a que podemos aceder pelo computador ou telemóvel. A pensar nisso reunimos as melhores apps de meteorologia em Portugal para iPhone, Android e mais serviços úteis.

Em Portugal, o site de meteorologia mais confiável é o do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mas existem outras fontes e plataformas que deves conhecer.

Meteo@IPMA é a app oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera

ipma

Destaques:

  • Fiabilidade das informações do IPMA
  • Boletim meteorológico para 300 cidades de Portugal
  • Indicação do tempo hora a hora / Previsão semanal

A Meteo@IPMA é uma das melhores apps de meteorologia em Portugal e uma das mais sucintas. É gratuita e dá-nos acesso à previsão semanal do estado do tempo, ou à meteorologia em tempo real com alguns dos principais indicadores.

Disponibiliza informações do estado de tempo e do mar para mais de 300 cidades em Portugal, além dos avisos meteorológicos em vigor. A ‘interface’ não tem animações de maior e pauta-se pela simplicidade, algo que pode não agradar a todos.

É a melhor app de previsão do tempo em Portugal com base na fiabilidade do boletim meteorológico proveniente do instituto de meteorologia nacional, mais concretamente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera ou IPMA.

Instalar a Meteo@IPMA no Android
Instalar a Meteo@IPMA no iOS
Acede ao site do IPMA

YoWindow surpreende pelas animações

Window

  • Boletim da meteorologia a 10 dias
  • Animações em tempo real com grafismo ou imagens
  • Apresentação clara dos parâmetros essenciais do estado do tempo

A tua "janela" para uma determinada cidade de Portugal ou do mundo. A YoWindow destaca-se pelas animações gráficas do estado do tempo, acompanhadas de som e vários efeitos para nos dar uma sensação próxima das condições meteorológicas.

Podemos acompanhar o tempo hora a hora, com grafismo animado ou imagens (fotografias) reais da cidade / localidade. Temos também acesso à previsão alargada, ou o boletim meteorológico de 10 dias com informações claras e atualizadas.

A originalidade da YoWindow com as animações em tempo real, acompanhadas de som e em atualização constante mereceram-lhe a nossa recomendação. Tem todas as informações importantes e surpreende pelo design limpo e atual.

Instalar a YoWindow no Android
Instalar a YoWindow no iOS

Tempo em Portugal é app a mais simples de usar

Tempo

  • Apresentação clara da informação importante
  • Boletim meteorológico para as cidades de Portugal e Europa
  • Navegação intuitiva pela app com modo horizontal e widget para Android

A app Tempo em Portugal dá-nos um boletim meteorológico até 10 dias com dados fornecidos pela MeteoNews e atualização em tempo real. A app tem vários indicadores, dos mais genéricos aos detalhados, sem obstruir a ‘interface’ da app.

É fácil navegar pela aplicação, folheando entre os dias da semana com um swipe, ao passo que na barra inferior temos as quatro categorias principais, cada uma repleta de informação. Temos ainda algumas animações como o "Radar de tempo".

A escolha desta app de meteorologia prendeu-se com o equilíbrio entre a informação apresentada, respetiva fiabilidade e animações agradáveis, mas não intrusivas.

Instalar a Tempo em Portugal no Android
Instalar a Tempo em Portugal no iOS

Windy é a melhor app de meteorologia em Portugal

Windy

  • Fiabilidade das informações do Windy
  • Boletim meteorológico alargado e personalizável
  • Animações, navegação intuitiva e modo "simples" para a previsão do tempo
  • Grande número de parâmetros avaliados em constante atualização

Absolutamente deslumbrante com as animações e correntes do vento em tempo real, a Windy é uma ferramenta poderosa que nos dá uma visão geral e simples do estado do tempo, mas que chega a pormenores e métricas muito detalhadas.

O grafismo envolvente com a apresentação do tempo hora a hora no Porto, Lisboa, Açores, ou qualquer ponto que escolhas no mapa-mundo. É a melhor app de meteorologia para estudar e estar a par dos fenómenos meteorológicos da Terra.

A Windy é a melhor app de previsão do tempo em Portugal e ao redor do globo. É a nossa recomendação para um utilizador mais avançado, ou que queria um grande nível de detalhe e indicadores distintos, além e animações ou câmaras em tempo real.

Instalar a Windy no Android
Instalar a Windy no iOS

Windguru é a melhor app de meteorologia para surfistas

Wind

  • Fiabilidade e detalhe das informações
  • Ferramenta especializada na previsão do tempo para surf

A Windguru nasceu como portal online especializado em informações de correntes, previsão do vento e do tempo. Tem uma boa app de meteorologia para surfistas, mas em iOS tens que guardar a página como marcador e adicionar ao ecrã principal.

É um portal obrigatório para estar a par da previsão do tempo para surf e desportos aquáticos similares. Também é útil para quem vai à praia e quer conhecer de antemão o boletim meteorológico com especial ênfase nas condições de vento.

A qualidade, precisão e detalhe das informações apresentadas justificou a escolha deste portal de Surf que também nos fornece um elaborado boletim meteorológico para Portugal e vários pontos do mundo.

Instalar a Windguru no Android
Instalar a Windguru no iOS
Site de meteorologia para surfistas - Windguru Portugal

AccuWeather é fiável e completa na previsão do tempo

weather

  • Fiabilidade e detalhe das informações da AccuWeather
  • Apresentação gráfica atraente, sem distrair
  • Boletim meteorológico alargado e preciso
  • Podes acompanhar o tempo hora a hora

A AccuWeather é uma das melhores apps de meteorologia com várias métricas para acompanharmos o estado do tempo nas cidades de Portugal e no mundo. O seu site de meteorologia é fiável e por norma preciso, sendo um serviço já muito famoso.

Com avisos para tempestades ou mudanças repentinas do clima, o AccuWeather é uma solução madura, bem trabalhada e fiável em tudo o que apresenta, seja para a previsão diária, ou para o boletim meteorológico alargado com imagens de satélite.

O Accuweather reúne vários dos indicadores mais importantes numa interface fácil de entender e navegar. O utilizador pode acompanhar o tempo hora a hora, diariamente ou semanalmente. É uma aplicação realmente completa e útil.

Instalar a AccuWeather no Android
Instalar a AccuWeather no iOS

Há serviços que deves conhecer em Portugal!

São plataformas que te dizem o que está a acontecer em Portugal, seja fruto do mau tempo ou incêndios. Ferramentas gratuitas que podes guardar nos favoritos para verificar alguma quebra nos serviços de comunicação, ou outras emergências.

Downdetector

Down

O Downdetector acompanha e regista ocorrências de falha nos serviços das principais empresas do mundo. Se, por exemplo, face ao mau tempo em Portugal o teu serviço da NOS, MEO ou Vodafone falhou, podes verificar se foste o único!

Este portal deixa-te saber se estás perante uma falha generalizada das comunicações e permite-te ver onde é que estão a ocorrer falhas e problemas com maior frequência. Temos também uma visão organizada por semana, ou dentro do mapa-mundo.

Acede ao portal Downdetector

Autoridade Nacional da Proteção Civil

ANAC

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disponibiliza um site onde podes ficar a par das ocorrências em Portugal. É uma plataforma útil para acompanhar situações de emergência como os incêndios, ou fenómenos de mau tempo, entre outros.

Podemos ver, a partir do mapa nacional, as ocorrências em aberto, respetiva natureza e vários dados alusivos às mesmas como, por exemplo, o número de ocorrências por distrito, ou o número dos operacionais no terreno.

Acede ao portal da ANPC

Existem outras plataformas e iniciativas dignas de nota como a VOST.PT, uma associação de voluntários digitais em situações de emergência. Podes seguir o seu perfil no Twitter, uma boa forma saber o que se está a passar em Portugal.

Aproveita também para ficar a saber como pagar SCUTs e portagens mesmo sem sair de casa. Conhece ainda as ferramentas gratuitas para calcular o custo das portagens antes de sair para um bom planeamento.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.