MediaTek Dimensity 9200 vs Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm

Rui Bacelar
Comentar

A MediaTek é atualmente a maior fabricante de chipsets para dispositivos móveis como os nossos smartphones Android. Como tal, a sua importância não pode ser subestimada, muito menos o seu próximo processador topo de gama, o MediaTek Dimensity 9200 que terá no Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm o maior rival.

Ilustrando esta premissa, sensivelmente há um ano vimos o primeiro smartphone Android do mundo a ultrapassar a fasquia do milhão de pontos na AnTuTu. Volvidos a 2022, temos agora o provável sucessor para o Dimensity 9000 já no horizonte, o expectável Dimensity 9200 com mais uma pontuação milionária nesta plataforma de benchmarks.

1,26 milhões de pontos na AnTuTu, a fibra do MediaTek Dimensity 9200

AnTuTu MediaTek Dimensity 9200
Pontuação na plataforma AnTuTu atribuída ao MediaTek Dimensity 9200

Um total de 1,26 milhões de pontos na plataforma de testes sintéticos AnTuTu. É um salto geracional de 26% no poder de processamento, valor que poucas empresas e produtos conseguem trazer de ano para ano. Um aumento superior a 25%.

Note-se que a MediaTek anunciou, a meio do ano, o Dimensity 9000+ com um incremento de 5% no poder do CPU e 10% no poder da gráfica ou GPU.

Aliás, tal como a Qualcomm o fez com o seu Snapdragon 8+ Gen 1 com melhorias incrementais face ao produto previamente apresentado no fim de 2021.

Assim sendo, os resultados agora expostos mostram-se efetivamente promissores para o próximo chipset topo de gama da empresa sediada em Taiwan. É um salto de desempenho já muito considerável e digno de nota.

MediaTek tem superado as propostas da Qualcomm e os seus Snapdragon

AnTuTu
Os smartphones mais poderosos da AnTuTu em 2022.

Acima podemos ver como o Dimensity 9000+ supera, ainda que tangencialmente, o Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm. Não obstante, o chip da Qualcomm é de longe o mais popular, sobretudo no segmento de gama alta como denota esta tabela.

Atentando agora nas novas fugas de informação alusivas ao Dimensity 9200, este chipset topo de gama terá núcleos Cortex-X3, um incremento face à tipologia Cortex-X2 da ARM, usada no antecessor. Assim, contamos efetivamente com melhorias de desempemho, com base no testemunho do leaker Digital Chat Station.

Performance de próxima geração para competir com o Snapdragon 8 Gen 2

MediaTek Dimensity 9200

Segundo as novas informações oriundas da fonte supracitada, o desempenho da gráfica será um dos pontos fortes do próximo chip MediaTek. De acordo com os dados, teremos mais de 550 mil pontos só para a GPU na AnTuTu, ficando acima do Dimensity 9000+ que obteve cerca de 430 mil pontos (a gráfica).

MediaTek Dimensity 9200

Para além disso, aponta o leaker, a nova gráfica apelidada Immortalis-G715 será a GPU mais poderosa que a MediaTek já usou. O melhor de tudo?

Terá também suporte de hardware para a tecnologia de ray tracing. Assim, contamos com um salto de 15% no poder gráfico, para tirarmos partido de uma nova geração de jogos.

Um novo capítulo para a rivalidade entre MediaTek e Qualcomm

Snapdragon 8 Gen2 vs Dimensity 9200 AnTuTu Scores 🔥 pic.twitter.com/AkKNxB23hH

—  TECHZONED  (@techzoned_) 26 de outubro de 2022

Importa notar que não sabemos qual foi o dispositivo móvel usado para testar as capacidades do chipset MediaTek em questão. Porém, é prática comum estas fabricantes desenvolverem protótipos com o único propósito de testar as suas plataformas móveis e tirar pleno partido das suas capacidades.

Por fim, teremos que aguardar pela apresentação oficial do MediaTek Dimensity 9200, um chipset deveras promissor. Entretanto, também deveremos ficar a conhecer o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm que inaugurará uma nova era de competitividade entre ambas as fabricantes.

Estes serão, numa última nota, dois dos melhores processadores que poderemos encontrar nos smartphones de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@4gnews.pt