Google Chrome 107 já está disponível! Eis as novidades para o browser

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gigante das pesquisas disponibilizou uma nova versão do navegador de Internet, ou browser, o Google Chrome. Tal como já é hábito, a empresa prometeu uma nova versão a cada par de semanas e com a chegada do Chrome 107 temos mais novidades disponíveis!

A mais recente versão introduz melhorias importantes que promete melhorar a experiência dos milhões de utilizadores diários deste navegador. Em seguida, damos conta das principais alterações para trabalho, diversão e entretenimento, já disponíveis para este browser cada vez mais útil.

Google Chrome 107 traz melhorias para o trabalho remoto e videochamadas

Em primeiro lugar, a versão 107 encontra-se disponível para Android, com a app do Chrome, bem como para a versão desktop, para computadores Windows e Mac, por exemplo.

Uma vez instalada, os utilizadores encontrarão melhorias no serviço de videochamadas executadas no próprio browser ao invés de através das apps e programas dedicados.

As plataformas de videochamadas podem assim simplificar a lista de separadores e ecrãs passíveis de partilha de ecrã.

Ou seja, se durante uma chamada de Zoom quiserem partilhar o próprio ecrã, ou alguma janela / separador do Chrome, já não teremos aquele efeito de espelho infinito. Algo que nunca transmite um ar de profissionalismo.

Em suma, o Chrome mostrará um alerta no caso de estarmos a partilhar um separador em que decorre uma videochamada para, de modo proativo, impedir o famoso efeito de espelho.

Suporte nativo para a descodificação de hardware do formato de vídeo H.265

O Google Chrome 107 introduz também o suporte para o decoding, ou descodificação pelo hardware do formato de vídeo H.265, também conhecido como HEVC. Este formato está agora suportado pelo Chrome na mais recente versão, bem como nos dispositivos Android 5 e superior, ou macOS 11 e superior, bem como em vários equipamentos ChromeOS e Windows.

Futuro da autenticação sem passwords mais próximo da realidade

Para além disso, também temos boas notícias para quem quer experimentar as passkeys, a nova implementação da Google para dizer "adeus" às passwords. O novo tipo de autenticação tem já suporte garantido nesta versão do browser e permitirá ao utilizador escolher o método favorito para início de sessão e autenticação.

Como obter a atualização do Chrome 107?

A nova versão do Google Chrome já está disponível, gratuitamente, para download - através da Play Store, para dispositivos móveis Android. Para além disso, os utilizadores Desktop, podem aceder às Definições do Chrome e, em Privacidade e Segurança, fazer uma verificação.

O navegador irá prontamente descarregar e instalar a mais recente versão do browser, bastando por fim reiniciar o mesmo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.