Apple confirma lançamento do iPadOS 16 e macOS Ventura na próxima semana

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple apanhou hoje muita gente de surpresa com a discreta apresentação dos novos iPad e iPad Pro, bem como da mais recente versão da Apple TV 4K. Contudo, ainda houve tempo para falar do lançamento do iPadOS 16 e macOS Ventura.

Com efeito, será no dia 24 de outubro que ambos os sistemas operativos serão disponibilizados para os utilizadores. Será, portanto, um excelente início de semana para aqueles que vivem e usam estes produtos da marca americana.

iPadOS 16 e macOS Ventura chegam a 24 de outubro

Como é hábito, os novos sistemas operativos da Apple deverão começar a chegar a todos os utilizadores a partir das 18 horas de Lisboa. Se tens um iPad ou um Mac, deves ficar atento às tuas notificações.

iPadOS 16

No que concerne ao iPadOS 16, a sua principal novidade é a funcionalidade Stage Manager. Graças a esta funcionalidade, será ainda mais simples utilizar várias aplicações em simultâneo no teu tablet.

Com o Stage Manager, os utilizadores poderão organizar aplicações e janelas, poderão arrastar aplicações desde a lateral ou criar grupos de apps a partir da doca. A aplicação em que estiveres a trabalhar surgirá no centro do ecrã, com as demais a ficarem do lado esquerdo.

Esta novidade terá integração com o vindouro macOS Ventura permitindo a criação de uma barra lateral na qual surgirão as aplicações abertas. No caso de minimizares uma aplicação, esta surgirá na referida barra lateral ao invés de aparecer na barra de tarefas.

Importa sublinhar que o Stage Manager era exclusiva dos modelos iPad Pro com processador M1. Felizmente, a Apple aboliu esta dependência, permitindo que também os modelos de terceira e quarta geração possam usufruir da mesma função.

Para os utilizadores Mac, o novo macOS Ventura destaca a introdução da Continuity Camera. Esta opção permitirá aos utilizadores usarem o seu iPhone como webcam, ideal para os modelos em que a qualidade da câmara integrada não seja a ideal.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.