Medalhas dos Jogos Olímpicos 2020 serão feitas a partir de smartphones reciclados!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já foram reveladas as medalhas que serão criadas para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Tal como prometido pela organização, serão feitas a partir de material reciclado a partir de smartphones e outros eletrónicos.

Este feito foi alcançado graças a um projeto que teve início em fevereiro de 2017, onde a organização recolheu os mais variados tipos de pequenos gadgets e smartphones, fornecidos pela população japonesa. No total, foram recolhidas mias de 80 toneladas em gadgets, com uma contagem de smartphones acima dos 6 milhões.

Um excelente aproveitamento de materiais preciosos presentes nos smartphones

Entre os diversos materiais utilizados para componentes eletrónicos, são muitas vezes utilizados materiais preciosos, como ouro, prata e bronze.

A partir das mais de 80 toneladas de dispositivos, uma grande equipa de profissionais conseguiu extrair aproximadamente um total de 32kg de ouro, 3,4 toneladas de prata e 2,1 toneladas de bronze. O total de materiais preciosos será utilizado na íntegra para a criação das medalhas a serem atribuídas aos atletas durante os Jogos Olímpicos de 2020.

Medalhas dos Jogos Olímpicos simbolizam a força dos atletas e o 'calor da amizade'

O design das medalhas, criado por Junichi Kawanishi, parecem pequenas pedras redondas, polidas e com padrões infinitos de luz. Segundo o designer, os reflexos de luz apresentados pelas medalhas têm dois simbolismos muito importantes. Além de representarem a grande energia e força dos atletas, simbolizam também o 'calor da amizade'.

Este foi o design vencedor de uma competição que, contou com mais de 400 projetos, desenvolvidos não só por profissionais, mais também por estudantes na área do design.

Ainda que seja um projeto de louvar, não foi pioneiro

Ainda que este seja um projeto extremamente positivo e que esperamos ver repetido com mais frequência, não foi inédito. Também nos Jogos Olímpicos de inverno de 2010 no Canadá, foram utilizados materiais reciclados para o fabrico das medalhas.

Na altura, a organização focou-se na angariação de computadores, televisões e teclados. Certamente que atualmente, é muito mais fácil conseguir angariar gadgets e smartphones para estes fins, considerando o crescimento de ambos os segmentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Será o Xiaomi Mi Mix 4? Xiaomi regista smartphone com 5G!
  • Smartphones com câmaras de 64MP? Um grande exagero, diz CEO da Carl Zeiss
  • Nintendo Switch ganha versão não-oficial do Android
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.