Marshmallow existente em menos aparelhos que o Gingerbread

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O Android 6.0 Marshmallow é a mais recente versão do sistema operativo móvel da Google, no entanto não é o mais abundante.

A Google lançou na sua página de developers a distribuição dos sistema operativos para Fevereiro e o Marshmallow finalmente passou a marca de 1% de presença no total de dispositivos a correr Android. Em comparação, o ano de 2015 terminou com uns diminutos 0.7% contra os actuais 1.2%, um pequeno passo em números, um grande passo para a Google. Infelizmente, e como se diz no bom português, vamos continuar a bater no ceguinho pois a trémula fragmentação do ecossistema Android está a tornar-se cada vez mais evidente.

Vejamos por ordem do mais recente: 1.2% de dispositivos com o Android Marshmallow, Lollipop com 34.1%, Kitkat a liderar com 35.5%, o velho Jelly Bean com 23.9% e a cereja no topo do bolo: Gingerbread a representar 2.7% de dispositivos a correr Android.

Eu sou adepto hardcore de Android mas tenho de admitir que a Apple está a fazer um melhor trabalho visto que 77.3% dos iPhones estão a correr o último iOS 9.

É claro que a culpa não está inteiramente na Google pois as fabricantes como Samsung, HTC e Sony é que controlam as actualizações nos seus aparelhos. Já se fala da Google vir a desenvolver a sua própria linha Nexus e quanto a isso só tenho uma palavra: SIM!

Talvez queiras ver:

  • The X-Files regressa com os protagonistas a utilizarem dispositivos Nexus
  • DEAL ALERT: Aproveita a MEGA promoção e leva ainda gadgets de graça
  • Microsoft Lumia 850: Será que este gama média consegue salvar o Windows Phone?
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.